Pular para o conteúdo

Entenda a Metaplasia Intestinal e saiba como tratá-la

Metaplasia Intestinal no Estômago: o que é e como tratar

Olá, eu sou o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista do Rio Grande do Sul e especialista em doenças do intestino, reto e ânus. Neste vídeo, vou falar sobre metaplasia intestinal no estômago, o que é e como tratar.

Antes de começar, gostaria de convidar você que ainda não é inscrito em nosso canal, para se inscrever abaixo do vídeo. É totalmente gratuito e nosso objetivo é informar, trazendo informações atualizadas e comprovadas cientificamente. Não vendemos produtos, nem somos patrocinados pela indústria farmacêutica, nosso objetivo é apenas informar. Clique em compartilhar e ajude a salvar vidas.

O que é metaplasia intestinal no estômago?

A metaplasia intestinal é uma transformação das células do estômago que começam a se assemelhar às células do intestino. Isso ocorre devido a algum estímulo agressor na mucosa do estômago, como tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentos condimentados, frutas excessivamente ácidas, alimentos embutidos, líquidos muito quentes, entre outras coisas.

É importante ressaltar que a metaplasia intestinal não causa câncer, mas aumenta o risco de desenvolver um câncer de estômago se não houver tratamento adequado. Geralmente, a metaplasia intestinal é identificada por meio de uma biópsia do estômago.

Como tratar a metaplasia intestinal no estômago?

O primeiro passo é retirar o agressor. Se você fuma, pare de fumar. Se bebe bebidas alcoólicas ou alimentos condimentados, reduza ou elimine o consumo. Se toma líquidos muito quentes, reduza ou substitua por líquidos mais frios. Em casos de hérnia de hiato, é possível que a cirurgia seja indicada.

O tratamento consiste em usar inibidores da bomba de prótons, que diminuem a acidez do estômago. É importante seguir as recomendações médicas e tomar o medicamento por um período determinado.

Com que frequência fazer exames de endoscopia para monitorar a metaplasia intestinal?

Isso pode variar de acordo com o paciente e os níveis da metaplasia intestinal, mas geralmente é recomendado fazer exames a cada seis meses durante o tratamento. Se o paciente estiver com a bactéria helicobacter pylori, é recomendado fazer exames de três a quatro meses. Após o controle, pode ser que seja necessário fazer apenas um exame por ano, mas é importante seguir as recomendações médicas.

Compartilhe este vídeo para ajudar outras pessoas a entenderem o que é metaplasia intestinal no estômago e como tratá-la. Se inscreva em nosso canal, dê seu like e ative o sininho para receber as nossas notificações. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que estaremos à disposição para responder. Obrigado por assistir.

Fonte: Metaplasia Intestinal! O que é? Como tratar? por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino