Pular para o conteúdo

Como Reverter Fígado Gorduroso em 3 Passos | Dicas do Dr. Vitor Azzini

  • por
  • posts

Senhores, como reverter um fígado gorduroso? Se você conhece alguém que sofre de fígado gorduroso ou a famosa esteatose hepática, saiba que você não está sozinho. Hoje existem milhões de pessoas que sofrem dessa doença e não apenas isso, é a doença que mais cresce no mundo atual. E ela não cresce porque as pessoas estão se contaminando por algum tipo de vírus, como hepatite B ou hepatite C. Não, ela cresce porque as pessoas não estão comendo de forma errada ou simplesmente negligenciando a sua alimentação.

O fígado é um órgão interessante, ele pesa quase dois quilos, e é um dos poucos órgãos do corpo humano que tem a capacidade de quase completamente se regenerar. Vamos supor que você perca por um acidente 70% do seu fígado, em alguns anos o seu fígado será capaz de se regenerar. Ele tem uma grande capacidade de regeneração.

Então, o que você deve fazer se você já está com esteatose hepática leve, moderada ou grave e deseja reverter esse quadro?

Número 1: Avalie a possibilidade de fazer jejum. Existem diversas formas de jejum, quanto mais tempo de jejum, mais tempo você permite que o seu fígado se regenere. Um protocolo inicial de 16 horas de jejum, ou seja, você fica sem comer durante 16 horas, apenas bebendo água, sal ou café. Ao longo do tempo, você pode aumentar o período de jejum, passando para 17 horas, 18 horas e assim por diante.

Além do jejum, é importante consumir alimentos específicos que ajudam na regeneração do fígado. Alguns desses alimentos incluem brócolis, acelga, radiche e outros vegetais amargos. Esses vegetais são ricos em nutrientes, especialmente do complexo B, que oferecem suporte às células tronco do fígado.

Também é importante consumir gorduras boas, como óleo de coco extravirgem ou manteiga. Evite gorduras ruins, como óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, entre outros. É recomendado cortar completamente o consumo de álcool, farinhas, açúcares, doces, refrigerantes e alimentos ricos em frutose.

Além disso, é importante consumir proteínas, como carne vermelha e fígado de boi, preferencialmente. O açafrão, chá verde fermentado, vinagre de maçã e óleo de coco também são alimentos benéficos para o fígado.

Em relação aos suplementos, o uso de ácido alfa lipóico, selênio, glutamina e betacaroteno podem ajudar na regeneração do fígado.

Lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer tratamento para a esteatose hepática.

Fonte: 3 Passos Pra Reverter um Fígado Gorduroso | Dr. Vitor Azzini por Dr. Vitor Azzini