Pular para o conteúdo

Como remover um corpo estranho ocular: dicas para lidar com cisco no olho no pronto-socorro

  • por
  • posts


Em alguma coisa que eu olho, tá doendo demais, ajuda quem sabe fazer o tratamento de corpo estranho ou colar no pronto-socorro de folga? Segura bem vindos a mais um vídeo. O assunto de hoje é o corpo estranho ocular. Antes de começar, aqueles dois recados. Sempre chegar no dia do seu serviço e nunca deixar de falar com o especialista, se você tiver dúvida ou julgar necessário. Além disso, obviamente, clica em inscrever-se, dá um corretivo e compartilha aí para os seus amigos. E acesso à plataforma do pro banheiro. O que você não pode não saber para ter acesso a todas as vídeo-aulas, protocolos de prescrição e de atendimento, além do canal de comunicação para a gente tirar dúvidas e discutir casos clínicos no pronto socorro durante a semana.
Bom, falando em sim agora do corpo estranho ocular, queixa do paciente comigo. Paciente chega no pronto-socorro, né? Colequei aqui um corpo estranho esse escudo até um pouquinho de aflição, né? Então, a queixa é de cisco do olho. Geralmente, tá? Dr., caiu um cisco, cai um caramba no olho. O queixo ocupacional. Né? Karine cavaco aqui no meu olho agora tá doendo. Tem hiperemia. Pode haver uma abrasão da córnea, dor e, muitos casos, isso incomoda bastante. Fotofobia, lacrimejamento ou epífora, né? E é comum ser um acidente de trabalho. Então, isso é bastante comum. E aí tem um detalhe, galera. Eu sempre falo, né? Nós temos os vídeos também lá na plataforma do clã. Torneira do que a medicina não te ensina. Alguns assuntos que a faculdade não ensina para a gente, questões burocráticas, por exemplo. Então, faz parte do seu trabalho nem como plantonista você fornecer o cartão para esse paciente caso seja um acidente de trabalho. O que é, Karine? Eu tenho um vídeo específico sobre isso, tá? Mas a comunicação do acidente de trabalho, isso aí você é obrigado a fornecer, tá? E o que você não pode não saber no caso de corpo estranho ocular, é que você precisa encaminhar o paciente para o hospital em 24 horas. No grupo, discutindo, algumas pessoas já é muito zé de várias regiões do país e serão mais. Isso aqui é impossível na minha região. Bom, é o seu trabalho, galera. Você tem que tentar pelo menos encaminhar esse paciente para que ele seja avaliado por um oftalmologista. Em grandes centros, isso é mais fácil. Só que no interior de São Paulo, isso é possível. Isso é perfeitamente possível. Mas eu compreendo que em alguns lugares, isso talvez seja um pouquinho mais difícil. Mas o seu trabalho é encaminhar, tá? Faça isso pela sua segurança e principalmente pela segurança do seu paciente.
E aí, como é que eu vou fazer a abordagem lá no pronto-socorro? Chegou para mim o corpo estranho. O que eu vou fazer? Você está com dor, lacrimejando bastante, irritado, né? Primeiro, colírio anestésico. Pede para a enfermagem fazer uma lavagem com soro fisiológico abundante. Lavar bastante. O soro gelado costuma aliviar bastante. E aí fazer o colírio anestésico. Cloridrato de proxymeta caína 0,5%. Essa dose é mais do que suficiente, serve rapidamente. Paciente vai pedir para você que melhorou, tá? E aí vamos para prescrever para casa, né? Não é só ali no pronto-socorro que eu vou fazer. Para prescrever para casa, posso prescrever um colírio corticoide, que é a prednisolona 1%. Uma gota de três em três horas nos primeiros três dias. Posso prescrever um colírio cicloplégico, ele faz a paralisia do músculo ciliar. Então, cloridrato de ciclopentolato 1%. Uma gota de 12 em 12 horas também por três dias. E algum colírio antibiótico. Lembra que esse corpo estranho aqui pode ter machucado e isso pode predispor a infecção. Então, para profilaxia, use o ciprofloxacino 0,3%. Uma gota de 6 em 6 por 7 dias.
E aí, o mais importante, né? Vamos lá, no auge da aula, momento mágico, né? Que você resumiu. Vamos começar aqui para o plantão. Acabaram-se os seus problemas. Você sabe tratar o corpo estranho no pronto-socorro. Então, obviamente, vai fazer o corpo estranho analgesia imediata. Geralmente, isso costuma ser bem simples. Então, vou pedir para fazer duas gotas do colírio anestésico. Lavagem com soro abundante. E aí, eu posso tentar, se você tiver prática, remover. Caso não tenha removido, com a lavagem, você pode tentar envolver com o cotonete. Molhe o cotonete com soro e tenta na frente da pálpebra. Se precisar, se você conseguir visualizar aquele corpo estranho, você encosta o cotonete e tira ou bisel angulado um gel de gelzinho. Eu não recomendo, tá? Deixa para o seu colega oftalmologista fazer isso aqui, apesar de estar nas literaturas. André não faz. Eu não recomendo. A gente vive, eu já fiz várias vezes, mas via de regra, lavagem com soro fisiológico abundante e o anestésico já é mais do que suficiente. Vou fazer aquela prescriçãozinho aqui para casa. Farei o CAT se for o caso. Então, foi acidente de trabalho, em cavaco, um risco de madeira, um pedacinho. Você vai fazer o CAT. E lembra o que você não pode não saber, é obrigatório você pedir avaliação do oftalmologista em 24 horas. Beleza? Deixa os vídeos mais curtos até aqui no canal. Rápido. Essa intenção vídeo curto de prática no pronto-socorro. Não deixa de curtir e compartilhar. Se inscreve. Mais de 90% das pessoas não são inscritas. Não custa nada. É de graça. Clica no inscrever-se aí. Divulgar para os seus amigos que acessam a plataforma do Pantaneiro. Para você ter acesso ao mundo de aulas, né? Garantir a sua segurança e a segurança do seu paciente. Deixa o seu plantão, tornar o seu plantão muito mais tranquilo. Beleza? Não sabe a hora é…
Fonte: CORPO ESTRANHO OCULAR (CISCO NO OLHO) NO PRONTO SOCORRO por MEDICINA FÁCIL – O PLANTONEIRO