Pular para o conteúdo

Como acabar com as câimbras: dicas e informações úteis

  • por
  • posts

Olá, tudo bem com você? Aqui a Dra. Antes de começar, eu quero falar com você hoje sobre câimbras.

Câimbras são movimentos involuntários de certos músculos que causam muita dor. Os principais músculos afetados são os da coxa, do abdômen, das mãos, dos pés, do pescoço, mas principalmente da panturrilha, que é a famosa “batata da perna”. Eu quero mostrar pra você como você pode ficar livre das câimbras ou como você pode até mesmo preveni-las.

Existem pelo menos dois fatores básicos que facilitam o surgimento das câimbras. O primeiro seria a presença de grande quantidade de ácido lático na musculatura. O ácido lático é resultante do metabolismo da glicose quando ela é transformada em energia no movimento muscular. A formação de ácido lático acumula na musculatura, causando dor e fadiga muscular, o que pode levar às câimbras.

O segundo fator seria a deficiência de determinados minerais, que são muito importantes no movimento muscular, tais como potássio, sódio, cálcio e magnésio. Na deficiência desses minerais, o corpo envia um recado de que está faltando esses elementos através das câimbras.

Existem alguns fatores que predispõem às câimbras, tais como o condicionamento físico, diabetes, insuficiência renal, lesões nos vasos sanguíneos, síndrome da fadiga das pernas inquietas, problemas neurológicos, problemas posturais ou de articulações.

Então, como podemos prevenir o aparecimento das câimbras? Principalmente eliminando esses fatores de risco. Melhorar o condicionamento físico, fazendo aquecimento antes do exercício e alongamento no começo e no final do exercício. Repor esses minerais, que pode ser feito através da água, tomando água durante o exercício físico e se mantendo bem hidratado o tempo todo. Pode-se usar água de coco também para ajudar a eliminar esses fatores, como diabetes e hipertensão.

É importante também procurar utilizar um calçado confortável durante o exercício físico ou no trabalho, pois dependendo do calçado, se ele estiver incomodando, ele pode predispor ao surgimento das câimbras.

E o que fazer quando está ocorrendo a câimbra? Primeiro, relaxar. É importante relaxar e fazer alongamento daquele músculo, porém, de forma suave para não danificar o músculo. Fazer massagens em movimentos circulares na extensão daquele músculo, tentando alongá-lo ao máximo para aliviar a dor. No momento da câimbra, você pode aplicar calor local, pois isso pode ajudar a trazer os minerais que estão em falta para a área afetada e aliviar a dor.

É muito importante lembrar que as câimbras ocorrem mais na panturrilha e nos pés porque são os músculos mais utilizados durante o dia, seja ao caminhar ou trabalhar. Esses músculos estão em constante movimento e, por isso, acabam sofrendo mais desgaste e perda de minerais.

As câimbras geralmente ocorrem mais à noite, porque quando nós relaxamos, o cérebro faz uma espécie de “balanço geral” desses minerais para verificar se estão faltando. Quando está faltando algum mineral, o corpo envia a câimbra como um recado de que esse mineral está em falta.

Quais são os melhores alimentos que ajudam a repor esses minerais? Sementes de girassol, amêndoas, abacate, espinafre, beterraba, batata, brócolis, aipo e rúcula são os melhores alimentos. E não podemos esquecer a banana, pois é uma excelente fonte desses minerais.

Caso a câimbra persista mesmo com todas essas medidas, é recomendado procurar um profissional para descobrir a causa e eliminá-la para se livrar completamente desse problema.

Se você ainda não se inscreveu no meu canal, inscreva-se! Visite meu site, meu blog e a fanpage, onde tem matérias muito interessantes. E não se esqueça do curso “Saiba Mais sobre o seu Corpo”, que é totalmente gratuito e 100% online.

Muito obrigada pela sua atenção e até o nosso próximo vídeo!

Fonte: Câimbras | Saiba como acabar com elas por Angela Xavier