Pular para o conteúdo

Coceira: compreendendo as causas e os motivos por trás desse desconforto

  • por
  • posts

ABCda Farmacologia – Coceira: Causas e Tratamentos

Olá pessoal, seja bem-vindos ao ABCda Farmacologia! Meu nome é e hoje vamos falar sobre um tema bastante recorrente em nosso meio: a coceira. O que é e quais são as principais causas?

Nós podemos definir a coceira como uma grande comichão na pele, geralmente causada pelo ato contínuo de coçar. Ela surge quando alguma reação orgânica estimula a liberação de substâncias químicas encontradas na nossa pele. Essa reação orgânica pode ser provocada por algum fator externo ou ser uma reação interna produzida pelo corpo.

Quando ocorre a reação orgânica chamada de degranulação de mastócitos, os mastócitos (células presentes na pele) liberam substâncias químicas que vão causar o prurido ou coceira. Ou seja, a coceira é a consequência da liberação dessas substâncias químicas pelos mastócitos.

Os mastócitos estão presentes na pele e são ativados quando entramos em contato com algum agente alergênico, que é uma substância química capaz de desencadear uma reação alérgica. Quando ocorre a degranulação dos mastócitos, eles literalmente “arrebentam” e liberam substâncias como a histamina, que vai produzir as consequências do processo.

Uma das consequências da ativação dos mastócitos é a vasodilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que a região fique mais vermelha devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Além disso, a histamina pode agir sobre as vias respiratórias, causando alterações como rinite, coriza e broncoespasmo, ou seja, dificuldade respiratória. Sobre a pele, a histamina gera o processo de coçar, gerando uma lesão cutânea. Essas lesões na pele amplificam o processo inflamatório, levando a mais coceira, o que acaba por criar um ciclo vicioso.

Causas mais comuns de coceira

As alergias em geral são uma das causas mais comuns de coceira. Elas podem ser causadas por medicamentos, contato com determinadas substâncias (como produtos com odor alergênico) ou exposição à poeira.

O suor também pode ser um grande causador de coceira, já que a pele suada irrita-se mais facilmente.

O ressecamento da pele, principalmente devido à baixa umidade relativa do ar no Brasil, é outra causa bastante comum de coceira. A pele seca fica mais propensa a irritações e coceiras.

Picadas de inseto e infecções também podem causar coceira na pele.

Doenças hepáticas podem levar à liberação de bilirrubina em grande quantidade, o que pode gerar coceira na pele.

Estados psicológicos, como ansiedade, também podem provocar coceira.

Um fator bastante determinante de coceira que acomete cerca de 10% da população é a dermatite atópica. Neste caso, a pele fica bastante ressecada e com aspecto quebrado. É importante lembrar que a dermatite atópica é uma doença genética e crônica, que precisa ser tratada com acompanhamento médico dermatologista.

Tratamentos e Cuidados

Para pacientes que têm alergias em geral, é fundamental o uso diário de um bom creme hidratante para proteger a pele. Evite tomar banhos muito quentes e utilize sabonetes neutros, sem buchas ou esfoliantes. Após o banho, aplique o hidratante em todo o corpo. É importante procurar um médico dermatologista para investigar a causa da coceira e receber o tratamento adequado.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se sim, deixe seu like e compartilhe com seus amigos. Continuem acompanhando nossos vídeos para mais informações sobre farmacologia e saúde.

Fonte: Coceira: por que ocorre? Quais são as causas? por ABCFlix