Pular para o conteúdo

Benefícios da melancia: para que serve, é boa na dieta ou faz mal?

  • por
  • posts

Benefícios da Melancia

Nesse vídeo de hoje, vou falar para vocês sobre os benefícios da melancia. Será que esse lance realmente já dá pra combinar? Além disso, a melancia tem alguns benefícios interessantes. Para que serve, afinal de contas? Como melhorar para consumir o suco dela? Será que também é zero caloria? Fica comigo até o final que vou falar tudo isso para você.

A melancia é um potente anti-inflamatório natural. Ela tem na sua composição a cooptarina, que é um potente anti-inflamatório. Além disso, é testada essa capacidade anti-inflamatória. A melancia também tem uma grande capacidade antioxidante, agindo diretamente para combater os radicais livres que são produzidos no nosso organismo. Isso pode causar o aparecimento precoce de doenças crônicas degenerativas ou até mesmo envelhecimento precoce. Consumir melancia, nesse caso, pode ser uma boa opção.

A melancia também pode ser muito boa para o coração, porque ela contém naturalmente a citrulina, que o nosso organismo converte em arginina, que por sua vez é convertida em óxido nítrico no nosso organismo. Isso está muito relacionado ao relaxamento dos vasos sanguíneos, fazendo com que o fluxo sanguíneo passe mais facilmente, levando oxigênio e nutrientes e diminuindo a pressão arterial. Se você busca esses efeitos benéficos com relação à circulação e aumentar o fluxo de sangue e o aporte de sangue para todo o corpo de maneira geral, a melancia pode ajudar.

A melancia também acaba sendo interessante para a perda de peso, pois ela tem uma grande atividade de água e uma quantidade interessante de potássio. Com isso, ela acaba estimulando a excreção de urina, ou seja, a eliminação de urina através do xixi. Quanto mais urina a gente faz ao longo do dia, mais a gente limpa o nosso organismo e elimina toxinas. Por isso, nesse caso especificamente, é bem interessante também por esse mecanismo de potássio e atividade de água presente. A melancia ajuda a desinchar e a eliminar o excesso de sódio no nosso organismo.

O sódio é mineral que faz com que a gente tenha mais líquido e fique mais inchado. Então a melancia também consegue fazer com que você desinche, diminua o aspecto da celulite, deixando seu corpo menos inchado. Além disso, ela é muito boa para os músculos, pois é rica em potássio, que está relacionado com a contração muscular. A melancia também contém citrulina, que se transforma em arginina e óxido nítrico, fazendo com que o sangue passe mais facilmente pelos vasos sanguíneos e chegue com mais facilidade aos músculos. Então, é um ótimo momento para consumir melancia no seu pós treino.

A melancia também é super rica em licopeno e betacaroteno, que são potentes antioxidantes e vitaminas. Ela acaba sendo uma fruta muito interessante para ser consumida por quem sofre de algum tipo de câncer. Obviamente, não estou dizendo que a melancia vai curar o câncer, mas ela ajuda a fortalecer o organismo para combater a doença, junto com a medicação, a quimioterapia e o restante da terapêutica que você está fazendo.

A melancia também melhora a vasodilatação e a perfusão sanguínea do organismo. Relacionado ao consumo de melancia, outra questão que está relacionada à boa perfusão sanguínea é a disfunção erétil. Então, se você sofre com disfunção erétil por uma questão fisiológica de pouco fluxo sanguíneo para o pênis, talvez a melancia possa te ajudar. Sempre lembrando que algumas causas da disfunção erétil são mais psicológicas, então pode ser que não funcione para todas as pessoas.

Mas de qualquer forma, pode ser que funcione para você. Pode tentar para ver se funciona no seu caso. A melancia também é rica em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A. A vitamina A é muito relacionada aos olhos e à saúde ocular. Então, se você sofre de catarata, cegueira noturna ou outro problema visual, consumir mais vitamina A pode ser ótimo para você.

Muitas pessoas querem saber se a melancia engorda ou emagrece. A melancia, apesar de ter menos carboidrato do que a grande maioria das pessoas imagina, também é consumida em uma quantidade muito alta. Por exemplo, uma maçã que você comeria em uma só vez, às vezes as pessoas sentem como comer três fatias ou fazer um suco. Então, obviamente, tudo que você consome em excesso faz com que você tenha mais dificuldade em metabolizar e secretar. Então, pode parecer que a melancia é indigesta, mas na verdade, o problema da indigestão não está na pessoa que come melancia.

Porque é muito comum a pessoa exagerar na melancia, é muito comum as pessoas comerem três pedaços de uma vez só. Então, tem que ter um certo bom senso e cuidado também quando você for consumir melancia à noite. Porque da mesma forma que você consome uma quantidade muito grande logo depois de um jantar antes de dormir, pode ser que isso contribua para ser mais bem. Então, lembre-se sempre de seguir o caminho do meio e contabilizar suas porções de melancia, como você contabilizaria banana, maçã e as outras frutas do dia a dia.

Então, algumas dicas que eu deixo para você com relação ao consumo da melancia são: se você faz suco verde normalmente, é uma ótima fruta para você adicionar, porque a atividade de água dela ajuda a quebrar o sabor das verduras e dos legumes que a gente coloca no suco. Se você faz suco verde, sempre e nunca deixa de colocar a melancia. Você também pode usar a melancia em saladas de fruta, porque ela tem um volume grande e uma grande atividade de água, ocupando um espaço interessante. Acaba que você come menos do que comeria se fossem frutas mais compactas e mais caloricamente densas.

Outra dica que eu te dou é: se você gosta muito da melancia, seja compulsão por ela, pelo menos conte 12 pedaços de uma vez só. Quando eu abro uma melancia, é difícil resistir e comer melancia depois do treino, porque nessa hora você realmente está precisando dessa micose de fácil absorção que ela traz. O melhor momento para você é depois do treino. E você sabia de todos esses benefícios da melancia? Comente aqui embaixo e deixe-me saber. Curta e compartilhe também, porque isso me ajuda muito. E se você é novo por aqui, não perca mais tempo, se inscreva agora no canal e ative o sininho. Aqui tem vídeo novo todos os dias. Até a próxima chave!

Fonte: Benefícios da Melancia – Para Que Serve? Boa na Dieta? [FAZ MAL?] por Nutricionista Patricia Leite

Marcações: