Pular para o conteúdo

Autismo e ansiedade: como identificar e tratar em meninas e mulheres

  • por
  • posts

O Autismo em Meninas e Mulheres: 5 Causas Frequentes de Ansiedade

Se vocês me pediram para falar mais sobre o autismo em meninas e mulheres e cá estamos nós com cinco das maiores causas das causas mais frequentes de ansiedade em meninos autistas e novamente eu preciso dizer que tudo que a gente vai conversar aqui tudo que a gente associa as mulheres não está restrito ao gênero feminino e os profissionais hoje em dia ele falou mais em diferenças de apresentação do que no próprio espectro feminino ou masculino. Então, os meninos também podem se identificar com essas causas de ansiedade e dito isso vamos lá.

Causa 1: Dificuldade de entender o outro e de responder de acordo com as normas sociais

Para entender a ansiedade provocada pela falta de habilidade social, vou usar o esquema do Daniel Goleman no livro “Foco”, onde ele fala que é preciso um foco triplo para cultivar a inteligência emocional. Esse foco triplo consiste em:

  • Perceber e nomear o que se sente (foco em si mesmo)
  • Perceber os estímulos e mudanças do ambiente (foco no contexto)
  • Compreender a comunicação verbal e não-verbal do interlocutor (foco no outro)

Com esses três focos, a tendência é que a pessoa consiga ser mais assertiva. Porém, os autistas têm dificuldade em adquirir esse foco triplo, o que faz com que a ansiedade social esteja aumentada neles. Os autistas tendem a ser mais pragmáticos e têm dificuldade em entender as normas sociais, o que pode causar estranhamento nas outras pessoas e levar ao bullying, isolamento e raiva por parte delas.

Causa 2: Necessidade de mascarar as próprias características

A necessidade de mascarar as próprias características também pode gerar muita ansiedade. A pessoa autista pode sentir que não é vista de verdade e ter medo de ser acusada de falsa ou fingida. Além disso, ela sente que a máscara pode cair a qualquer momento, o que gera uma preocupação constante. A camuflagem pode ajudar nas interações sociais, mas em um determinado ponto, pode se tornar exaustiva.

Causa 3: Alteração de rotina

A alteração de rotina é uma característica clássica do autismo e gera falta de flexibilidade. No caso das meninas autistas, que costumam ter um mundo imaginário extremamente rico, um pequeno incômodo por uma alteração de rotina pode acionar a criatividade para criar histórias e cenários catastróficos. Isso pode levar a uma ansiedade elevada.

Causa 4: Excesso de estímulos sensoriais

As autistas costumam ser hipersensíveis, o que faz com que os sons, aromas, luzes, texturas dos alimentos e roupas, entre outros estímulos, possam sobrecarregar o sistema nervoso delas. O estresse causado por esse excesso de estímulos é cumulativo ao longo do dia, o que pode deixar a pessoa ainda mais ansiosa. Para se recuperar desse estresse, é necessário ter um espaço tranquilo e isolado, onde a pessoa possa restaurar sua energia.

Causa 5: Maus hábitos adquiridos ao longo do tempo

Os maus hábitos, como uso de substâncias e comportamentos destrutivos, podem surgir como uma forma de lidar com a ansiedade. Por exemplo, uma pessoa autista pode recorrer ao açúcar para aplacar a ansiedade, mas isso acaba gerando um ciclo vicioso, pois o açúcar causa picos e quedas de glicose, piorando a ansiedade. Outros hábitos, como dormir em excesso ou assistir a filmes de suspense, também podem aumentar a ansiedade.

É importante destacar que essas causas de ansiedade não se aplicam apenas às meninas e mulheres autistas, mas também aos meninos. O gênero não é restritivo nessas questões. Cada pessoa autista é única e pode apresentar diferentes níveis de ansiedade e manifestações.

E você, o que costuma ser gatilho para levar à sua ansiedade? E o que você costuma fazer para lidar com isso? É importante cuidarmos da nossa saúde mental. Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Autismo e ansiedade em meninas e mulheres por Lygia Pereira – Espectro Feminino