Pular para o conteúdo

Ansiedade: será que falta de vitamina pode ser a causa? | Dra. Anna Luyza Aguiar

  • por
  • posts

Ansiedade e Vitaminas: A relação entre o corpo e a saúde mental

Olá, meus queridos! Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo desse canal. Estava aqui zapeando as perguntas de vocês nos comentários dos vídeos e uma em particular chamou minha atenção. A pessoa perguntou se a ansiedade pode ser causada por falta de vitaminas. E eu não poderia deixar de gravar um vídeo sobre esse assunto.

Para quem não me conhece, sou a Dra. Ana Luiza Gasta, médica psiquiatra, e aqui conversamos sobre diversos assuntos relacionados à saúde mental e ao corpo como um todo. Então, vamos falar sobre a relação entre ansiedade e vitaminas.

As vitaminas estão sim relacionadas aos sintomas ansiosos. Mas quando pensamos nessa relação? E será que em crises de pânico podemos dizer a mesma coisa? Fique comigo até o final e vamos conversar sobre isso agora.

Para responder melhor essa pergunta, precisamos entender que para formarmos neurotransmissores, que são estruturas proteicas importantes para a nossa saúde mental e a sensação de bem-estar, calma e motivação, precisamos de uma série de elementos. As vitaminas fazem parte desse processo, mas não são a única coisa. Temos também minerais, aminoácidos e outras substâncias.

No entanto, em relação às vitaminas, existem algumas que são especialmente importantes na formação desses neurotransmissores. São elas: vitamina B3, vitamina B2, vitamina B9, vitamina B12 e vitamina B5. Isso não quer dizer que outras vitaminas não estejam relacionadas, mas, pensando especificamente nessa formação, essas são as principais.

Então, se sabemos que os neurotransmissores precisam dessas vitaminas, podemos relacionar a falta delas com sintomas ansiosos. No entanto, também precisamos levar em consideração outros sintomas para estabelecer essa relação de forma mais precisa.

Quando pensamos em carências de vitaminas, devemos observar sintomas como fraquezas, alterações de memória, formigamento, palpitações, cansaço persistente, dificuldade de concentração, problemas de pele, entre outros. Tudo isso pode estar relacionado à carência de vitaminas e, consequentemente, à ansiedade.

Mas como fazer essa análise? Analisamos a partir do tipo da pessoa e também através de exames laboratoriais para dosar algumas vitaminas. Nem todas as vitaminas precisam ser dosadas, mas algumas, como a B12 e o ácido fólico, são especialmente importantes.

Além disso, diante de todos esses sintomas, precisamos considerar quais pessoas têm maior probabilidade de estar com carência de vitaminas. Isso inclui pessoas com doença inflamatória intestinal, como a Doença de Crohn, pessoas com gastrite atrófica, pessoas que tomam inibidores de bomba de prótons, pessoas que têm sintomas frequentes de refluxo e pessoas com dificuldade de absorção de nutrientes.

Também é importante mencionar que a irritabilidade pode estar associada a essa relação entre ansiedade e carência de vitaminas. No entanto, quando falamos de sintomas ansiosos, estamos nos referindo a um estado de alerta constante ao longo do dia, com sensação de agitação e inquietação. Portanto, esse é um estado diferente das crises de pânico, que envolvem outra parte do cérebro e do corpo.

Para finalizar, gostaria de convidar vocês para participarem da nossa Semana Ansiedade Controlada, que acontecerá em junho. Lá, vamos aprofundar esses assuntos e abordar de forma mais detalhada essa relação entre a ansiedade, o corpo e as vitaminas. Para participar, basta clicar no link abaixo e deixar seu nome e e-mail. Assim, você receberá materiais exclusivos e poderá avaliar o seu nível de ansiedade. Espero vocês lá!

Até o próximo vídeo!

Fonte: ANSIEDADE PODE SER FALTA DE VITAMINA? | Dra. Anna Luyza Aguiar por Dra Anna Luyza Aguiar