Pular para o conteúdo

Dor no lado esquerdo do peito: ansiedade é uma possível causa? | Entenda com a Dra. Anna Luyza Aguiar

  • por
  • posts

Dor no peito: Um caso de ansiedade

Gostaria de compartilhar um caso de dor no peito que é importante para quem tem ansiedade e fica angustiado com outras possibilidades. Recentemente, abri a caixinha de perguntas do Instagram e recebi muitos questionamentos sobre dor no peito, então selecionei um deles para responder aqui junto com o caso dessa paciente.

A pergunta do Instagram foi a seguinte: “Tenho muita dor no peito do lado esquerdo, já descartei a causa cardíaca, o que pode ser?”. Nesse vídeo, vou falar sobre essa pergunta e compartilhar o caso dessa paciente.

Para quem é novo por aqui, meu nome é Ana Luiza Aguiar, sou médica psiquiatra. Convido você a fazer parte da nossa comunidade, clicando no botão de inscrição e ativando o sininho para receber nossos próximos vídeos.

Ter dor no peito é incômodo e, quando associada a quadros de ansiedade e medo de problemas cardíacos, pode ser ainda pior. Se você não assistiu ao meu vídeo anterior sobre dor no peito e ansiedade, recomendo que dê uma olhada, pois explico isso com outras palavras e exemplos.

A paciente em questão é alguém que sempre tem questões relacionadas à dor no peito. Ela é bastante preocupada e, ao mesmo tempo, tem muito medo de fazer o tratamento de forma irregular devido ao próprio medo. Quando sente dor no peito, seu coração dispara, pois fica muito ansiosa. Ela tem medo de que seja algo cardíaco e isso gera uma sensação desconfortável em seu corpo, uma sensação de gelo no corpo e um medo terrível, uma sensação de desespero. Além disso, ela tem uma história familiar positiva para problemas cardíacos, o que intensifica ainda mais o medo.

Esse caso evidencia que, em quadros de transtorno de ansiedade generalizada, agorafobia e outros transtornos, como estresse pós-traumático, dependendo da causa, a pessoa pode sentir dor no peito devido ao estado de tensão em que essa região fica, devido à contração dos músculos.

Portanto, é importante excluir uma causa cardíaca, como confirmou a paciente com seu teste ergométrico. Além disso, ela também não possui refluxo, que também pode causar dor no peito semelhante a um quadro cardíaco. Conversando com a paciente, começamos a pensar sobre outras dores que ela sente e onde mais ela tinha dor. Ela também sentia dor no ombro, então partimos para o exame físico.

De acordo com o exame, descobrimos que a causa da dor no peito era uma tendinopatia na região do ombro. Essa inflamação do tendão causava dor que irradiava para o peito e até mesmo para o braço. Imagine alguém que tem medo de um quadro cardíaco sentir dor no peito com irradiação para o tórax e braço. A pessoa naturalmente pensa que é um problema cardíaco, principalmente quando há uma história familiar positiva.

No entanto, é importante entender que a dor no peito nem sempre está relacionada a um problema cardíaco ou à ansiedade. Existem outras causas, como problemas ortopédicos ou musculoesqueléticos. No caso dessa paciente, a causa da dor no peito era uma questão no ombro, que foi facilmente identificada pelo médico ortopedista. Ele indicou o tratamento adequado para melhorar a dor.

É fundamental ter clareza sobre o que está acontecendo e perceber que existem outras dores no peito que não estão necessariamente relacionadas a problemas cardíacos ou ansiedade. Essa clareza gera uma maior tranquilidade.

Se você também tem dor no peito frequentemente e já descartou uma causa cardíaca, é possível que esteja relacionado a um quadro de ansiedade, como é o caso dessa paciente. Nesse caso, é importante rever o tratamento da ansiedade, seja por meio da medicação, práticas de relaxamento, exercícios físicos ou práticas meditativas.

Além disso, é recomendado praticar a gratidão ativa, que consiste em escrever quatro pontos que são motivos de gratidão antes de dormir. Estudos mostram que essa prática reduz a ansiedade, e a resposta é percebida em apenas quatro semanas.

Espero que esse vídeo tenha ajudado você. Se gostou, compartilhe nos grupos, clique no curtir, e inscreva-se no canal. Aguardo você em nosso próximo vídeo.

Fonte: DOR NO LADO ESQUERDO DO PEITO PODE SER ANSIEDADE? | Dra. Anna Luyza Aguiar por Dra Anna Luyza Aguiar