Pular para o conteúdo

Descubra se o formigamento é um sintoma de ansiedade com a Dra. Anna Luyza Aguiar

Formigamento relacionado à ansiedade

Se você já sentiu um formigamento ao redor da boca, nas mãos, nos pés ou pernas, provavelmente se preocupou muito. Mas esse sintoma é comum em quadros de ansiedade.

A sensação de formigas, acompanhada de uma sensação estranha nas mãos, pés ou região da boca, pode vir acompanhada de risadinhas involuntárias ou espasmos na pálpebra. Quando você recebe uma notícia, boa ou ruim, ou entra em uma situação que lhe causa desconforto, como uma reunião social, o formigamento pode se manifestar.

A noradrenalina é um dos fatores que ativa o circuito de estresse e ansiedade do nosso corpo, afetando a circulação sanguínea e gerando a sensação de formigamento. Além disso, a hiperventilação, comum em quadros ansiosos, altera a troca gasosa entre CO2 e O2, contribuindo ainda mais para o surgimento do sintoma.

Se você se preocupa demasiado com o formigamento, pode perceber essa sensação em diversos músculos do corpo, o que pode acabar aumentando ainda mais a ansiedade.

Mas existem maneiras de melhorar a hiperestimulação gerada pelo formigamento. Uma delas é através da respiração controlada e da meditação, que estimulam os receptores de neurotransmissores e ajudam a acalmar o corpo.

Por isso, se você estiver passando por essa situação, tente controlar a respiração e meditar. Respirar lentamente, inspirando e expirando algumas vezes, pode ajudar a melhorar o sintoma. Além disso, a meditação ajuda a simular receptores gaba do nosso sistema nervoso e traz uma sensação de calma e bem-estar.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor o formigamento relacionado à ansiedade. Se você gostou do vídeo, não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal para acompanhar nossos próximos videos.

Fonte: FORMIGAMENTO É SINTOMA DE ANSIEDADE? | DRA ANNA LUYZA AGUIAR por Dra Anna Luyza Aguiar