Pular para o conteúdo

Açúcar e câncer: tudo o que você precisa saber

  • por
  • posts

Olá, tudo bom? Hoje vamos falar sobre a relação entre o consumo de açúcar e o aparecimento e evolução de alguns tipos de câncer. A ciência tem se dedicado a estudar essa relação e entender os impactos do consumo de açúcar e bebidas açucaradas, assim como comidas que contenham açúcar, no desenvolvimento do câncer.

Algumas pesquisas têm mostrado que células cancerígenas podem utilizar até 200 vezes mais açúcar, ou glicose, do que células normais. Elas têm preferência pelo consumo de açúcar. Estudos realizados principalmente por pesquisadores da Universidade de Cornell e do Instituto do Câncer nos Estados Unidos apontam que o consumo de açúcar pode estar correlacionado ao aumento da insulina, o que pode levar a inflamação e ao crescimento de tumores.

Por outro lado, a Sociedade Americana de Estudo do Câncer e o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos não conseguiram encontrar uma relação direta entre o consumo de açúcar e o câncer. No entanto, eles afirmam que a obesidade e o excesso de gordura no corpo podem sim aumentar as chances de desenvolvimento de tumores. Isso porque as pessoas obesas têm marcadores inflamatórios elevados e podem ter alterações metabólicas que afetam as células do organismo.

É importante ressaltar que as instituições afirmam que não é apenas o consumo de açúcar que influencia o aparecimento do câncer. A doença é multifatorial e pode estar relacionada a diversos fatores, como genéticos, metabólicos e ambientais. Portanto, não é justo colocar toda a culpa do câncer no consumo de açúcar. No entanto, é recomendado limitar o consumo de açúcar, pois ele é pró-inflamatório e pode causar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e metabólicas.

O ideal seria não consumir açúcar, mas se optar por consumir, é importante manter uma quantidade segura. Pesquisas indicam que as mulheres podem consumir até 6 colheres de chá de açúcar por dia, enquanto os homens podem consumir até 9 colheres de chá. Além disso, existem substitutos saudáveis para o açúcar, como a estévia.

O açúcar branco é considerado um grande vilão na alimentação, pois é considerado vazio nutricionalmente e pode causar inflamação. No entanto, a modificação do corpo causada pelo consumo excessivo de açúcar também pode ser resultado do consumo de outros alimentos processados, como bolos, salgadinhos e produtos à base de farinha de trigo. Portanto, é importante fazer uma reeducação alimentar e consumir carboidratos bons com baixo índice glicêmico.

É fundamental lembrar que o câncer não está diretamente relacionado apenas ao consumo de açúcar, mas sim a uma série de fatores. Portanto, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável de forma geral, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Se você tem o hábito de controlar o consumo de açúcar ou utiliza substitutos como a estévia, compartilhe sua opinião nos comentários. E se você gostou deste vídeo, não se esqueça de deixar sua curtida e compartilhar com outras pessoas que possam se beneficiar dessas informações.

Fonte: AÇÚCAR E CÂNCER – O que você PRECISA SABER! por Nutricionista Patricia Leite