Pular para o conteúdo

7 Sintomas de Problemas no Pâncreas: O Que Fazer e Causas que Você Não Pode Ignorar

  • por
  • posts

Olá! Tudo bom? Hoje eu vou falar para você sobre os principais sintomas de problemas no pâncreas. Muitas pessoas sentem esses problemas, esses sinais e sintomas e não sabem que eles estão relacionados a algum problema no pâncreas. É um órgão muito importante, responsável por produzir várias enzimas digestivas que auxiliam no processo digestivo, mas também produz a insulina, que é um hormônio muito importante para manter a correta regulação do açúcar no sangue.

Vou falar mais para você sobre quais são esses sinais e sintomas, você vai adorar esse vídeo, fica até o final que você não vai querer perder. Se você adora vida de nutrição, saúde e boa forma, você vai amar o canal. Então aproveita e se inscreve, lembra de ativar o Sininho para receber as notificações, tem vídeo novo todos os dias. Você pode dar um pulinho lá no Instagram também, eu sempre posto dicas, novidades e interajo com a galera lá do canal. Ah, e se você adora esses vídeos de sintomas e sinais das doenças, deixa sua curtida para eu saber! Quem sabe eu faço mais vídeos assim, inclusive, eu tenho uma playlist aqui no canal só com esses temas, caso você tenha alguma condição de saúde que gostaria de saber mais. Comenta aqui embaixo que eu faço outros vídeos assim para você. Vamos começar a falar mais então sobre essa questão dos problemas relacionados ao pâncreas e os sintomas. Você vai adorar!

Suponho que você está com algum tipo de problema, algum tipo de inflamação no pâncreas. Quando a gente fala de problemas no pâncreas, não tem como não pensar na pancreatite, que é a inflamação desse órgão. Existem dois tipos de pancreatite, a aguda e a crônica. A pancreatite aguda é uma inflamação aguda do pâncreas que pode acontecer normalmente quando ela é tratada a tempo. A pessoa vai ao médico quando ela sente os sinais e sintomas e faz o tratamento, existem diferentes graus de pancreatite aguda, desde os mais leves, que a pessoa consegue até mesmo tratar em casa, até os mais graves, que a pessoa tem que ficar internada e seguir uma dieta zero, sendo monitorada pelo médico de perto. Então, é importante que o tratamento da pancreatite aguda seja o mais rápido possível.

Tem também a pancreatite crônica, que é quando a pessoa já tem essa inflamação no pâncreas há mais tempo. É uma doença crônica, de longa duração, e nesse caso, o pâncreas já está mais deformado e prejudicado em seu funcionamento. A pancreatite crônica pode afetar pessoas de diferentes idades, inclusive pessoas mais jovens, e muitas vezes está relacionada a um alto consumo de álcool. É importante lembrar que a bebida alcoólica pode ser um grande fator de risco quando consumida em grande quantidade e com frequência, de forma constante. Além disso, existem outras condições de saúde que podem favorecer o aparecimento da pancreatite aguda ou crônica. No final do vídeo vou falar para você quais são essas condições de saúde.

Com relação aos sintomas da pancreatite, quando se trata da pancreatite aguda, normalmente a dor abdominal é muito grande e pode ser uma dor que irradia até para as costas. A dor é localizada no quadrante superior do abdômen, na parte de cima, e pode piorar após a alimentação. Muitas pessoas relatam ter náuseas, enjoo e até mesmo vômitos. Também podem ocorrer diarreia e o que chamamos de esteatorreia, que é quando as fezes não estão formadas, estão aquosas e com presença de gordura. Além disso, algumas pessoas que têm pancreatite crônica podem desenvolver uma perda de peso acelerada e sem intenção. Ou seja, mesmo continuando a se alimentar normalmente, a pessoa vai perdendo peso rapidamente e sem fazer nenhum esforço para emagrecer. Nesses casos, é importante procurar um médico e verificar se há algo relacionado ao pâncreas.

Com relação à pancreatite crônica, que é aquela de evolução mais lenta e de longo prazo, também é importante tomar muito cuidado. Alguns fatores de risco são a fibrose cística, histórico familiar de problemas no pâncreas, cálculos biliares, consumo excessivo de álcool, uso de medicamentos que possam irritar o pâncreas e triglicerídeos aumentados. Lembre-se de conferir minha playlist de sintomas de problemas de saúde e deixe nos comentários se você já teve algo relacionado ao pâncreas ou se conhece alguém que teve. Se você gostou do vídeo, deixe seu like, isso ajuda muito, e compartilhe com quem precisa.

Fonte: 7 SINTOMAS de PROBLEMAS NO PÂNCREAS que você NÃO PODE IGNORAR! O Que Fazer e Causas por Nutricionista Patricia Leite