Pular para o conteúdo

A vacina BCG e a importância da imunização

O dia 01 de julho é o Dia da Vacina BCG, aquela que deixa a popular marquinha no braço. Essa é, aliás, uma reação prevista da vacina, e inofensiva. Primeira vacina prevista após o nascimento, ela previne as formas mais graves da tuberculose: a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, e sua dose única deve ser aplicada entre o nascimento e antes da criança completar 5 anos.

Olá, meus amigos da internet! Dia 1º de julho é o dia da Vacina BCG. No Brasil, a vacina BCG começou a ser aplicada por via oral. Só passou a ser administrada por via intradérmica em 1968. Ela previne a tuberculose, principalmente as formas graves, como a meningite por tuberculose e tuberculose miliar, que é aquela que se espalhada pelo corpo. É indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade e requer dose única e intradérmica, ou seja, em forma de injeção abaixo da pele.

Na maioria das vezes, causa uma reação no local da aplicação com a formação de uma cicatriz. É uma resposta esperada e normal. É aquela marquinha que nós temos no braço. A vacina BCG está no Calendário Nacional de Vacinação. Ela pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde e nos serviços privados de vacinação. A BCG não oferece eficácia de 100%, como nenhuma vacina oferece para qualquer doença, mas ela é usada na prevenção da tuberculose pulmonar. A sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença: meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

O Brasil tem um dos mais abrangentes programas de imunização, o PNI, Programa Nacional de Imunizações. Não deixe de se vacinar e de vacinar seus filhos de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.