Pular para o conteúdo

Cisto no ovário e síndrome do ovário policístico: como afetam o emagrecimento?

  • por
  • posts

Ovário Policístico e Cisto no Ovário – Diferenças e Relação com a Obesidade

Oi oi gente! Olha só, aqui estou eu para fazer uma pergunta para vocês. Por acaso, você que está me assistindo tem ovário policístico ou conhece alguém que tem ovário policístico, síndrome do ovário policístico ou então cisto no ovário?

Olha, eu estou hoje com a Dra. Kelly, minha médica, que é cirurgiã oncologista. Ela me operou de um cisto no ovário enorme que eu tinha. Ela me falou esses dias a respeito das diferenças entre ovário policístico, cisto no ovário e como isso tem relação com a obesidade. Então pedi para a Dra. Kelly conversar com vocês sobre isso hoje. Vamos lá!

Antes de começar, peço para vocês curtirem o vídeo e compartilharem para pessoas que vocês conhecem que podem ter cisto no ovário, ovário policístico ou síndrome do ovário policístico. Vamos espalhar essas informações!

Ovário Policístico e Cisto no Ovário

Muitas pessoas confundem ovário policístico com cisto no ovário, mas eles não são a mesma coisa. O diagnóstico dessas condições é complexo e envolve vários passos. Muitas mulheres acham que apenas o ultrassom já define o diagnóstico de ovário policístico, mas na verdade, o ultrassom só mostra um pequeno achado, que são os cistos no ovário. O ovário policístico é um conjunto de sinais que a mulher apresenta, como aumento da pilificação, oleosidade, infertilidade e obesidade.

A síndrome do ovário policístico é um diagnóstico complexo e não tem nada a ver com cisto no ovário. Eu tive um cisto no ovário e a cirurgia foi tranquila, sem complicações ou cicatrizes. A síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que estão relacionados ao perfil hormonal da mulher. Já o cisto no ovário, na maioria dos casos, não provoca sintomas e não interfere no emagrecimento ou resultados estéticos.

Relação com a Obesidade

A síndrome do ovário policístico tem relação com a obesidade devido a várias alterações hormonais no corpo da mulher. Uma dessas alterações é a resistência à insulina, que está ligada à obesidade. O tecido gorduroso transforma o hormônio feminino em um derivado da testosterona, aumentando a quantidade de testosterona no corpo. Isso pode desregular todo o perfil hormonal e dificultar a perda de peso.

O principal pilar de tratamento da síndrome do ovário policístico é a perda de peso e a prática de atividade física. Quando se alcança um peso saudável, adotando hábitos de vida saudáveis, o perfil hormonal fica regulado e os cistos no ovário se estabilizam. Não há remédios que façam diferença nesse caso, apenas a atividade física e a dieta.

Se você possui um cisto no ovário, dependendo do seu tamanho, pode ser necessário tratamento cirúrgico. Na maioria dos casos, o cisto será absorvido pelo corpo e não causará problemas. Já o ovário policístico, apenas com o acompanhamento médico e exames de rotina é suficiente. Somente casos mais complexos, com sintomas como infertilidade, exigem tratamento especializado.

Para qualquer uma dessas condições, atividade física e dieta são essenciais. Não há segredo, exercício físico regular e alimentação saudável são os pilares para o tratamento.

Conclusão

Portanto, é importante buscar ajuda médica caso você apresente sintomas de ovário policístico, cisto no ovário ou síndrome do ovário policístico. Exames e análises são necessários para um diagnóstico preciso. Além disso, é fundamental lembrar que a atividade física e a dieta adequada são imprescindíveis para o tratamento e controle dessas condições.

Espero que tenham gostado das informações e das respostas às suas dúvidas. Não se esqueçam de curtir o vídeo, compartilhar com outras pessoas e deixar suas dúvidas nos comentários. E se quiserem acompanhar mais dicas sobre saúde da mulher e oncologia, sigam a Dra. Kelly Silva no Instagram e acessem o site dela.

Obrigada por assistir e até a próxima!

Fonte: Cisto no ovário ou síndrome do ovário policistico, podem afetar o emagrecimento?- Carol Borba por Carol Borba