Pular para o conteúdo

Esquizofrenia: Entenda o transtorno mental e suas respostas por um psicólogo.

  • por
  • posts

Entendendo a Esquizofrenia: Um Transtorno Mental Controverso

Olá, galera! Aqui é o Francisco Maciel, psicólogo clínico e professor universitário. No “Toque do Chico”, o canal em que o psicólogo responde, hoje atendendo a pedidos, vamos falar de um assunto controverso sobre o qual recai ainda muito preconceito: a esquizofrenia.

Quem nunca se viu em uma situação em que talvez tenha se percebido fugindo completamente ao controle, a realidade quase que se confundindo com aquilo que se tem como real? Algumas pessoas vivem nesse estado, e hoje vamos falar sobre a loucura.

O que é a Esquizofrenia?

Do grego “esquizo” (divisão) e “frenia” (mente), a esquizofrenia é um transtorno mental que se dá por causas desconhecidas. As suposições do que causa ou o que leva a esquizofrenia ainda não são precisas, mas é fato que corresponde a um distúrbio que afeta nosso modo de pensar, de sentir e de agir. Isso se deve a um defeito na ação da dopamina, que é o neurotransmissor cerebral e que acaba afetando muito nossa percepção e compreensão do que é tido como mundo real.

Vejam que apenas 1% da população é diagnosticada como esquizofrênica, e ainda se considera que esses dados são subestimados, pois há provavelmente muitos casos que não são relatados ou divulgados. Outro problema é que o diagnóstico preciso da esquizofrenia é difícil, muitas vezes sendo confundido com sintomas de depressão. Isso acaba adiando o tratamento adequado necessário para que os sintomas e efeitos sejam minimizados.

A esquizofrenia não tem cura, mas existem medicações de segunda geração muito mais adequadas, com efeitos colaterais menores, que atuam diretamente na dopamina e na serotonina. Essas medicações diminuem muito os sintomas e ajudam em grande medida as pessoas acometidas pela esquizofrenia a terem uma vida cotidiana mais normal.

Imaginem medicações que podem ser tomadas mensalmente, semanalmente ou quinzenalmente, que controlam esses sintomas. A terapia também é muito eficaz no tratamento da esquizofrenia, pois ajuda a pessoa a perceber quais são os gatilhos que desencadeiam os sintomas, para que ela possa intervir no momento em que esses gatilhos forem percebidos. A terapia também ajuda a pessoa a recuperar a autoconfiança e se inserir de volta em um contexto social.

É importante ressaltar que o acompanhamento à família dos esquizofrênicos também é muito importante, pois são os familiares que percebem que as coisas estão fora do lugar. Conviver com uma pessoa que é acometida pelos sintomas da esquizofrenia não é algo fácil, e o tratamento aos familiares é tão importante quanto o tratamento ao esquizofrênico.

Sinais da Esquizofrenia

Agora, vamos falar sobre os sinais da esquizofrenia. Muitas vezes, a pessoa começa a ouvir ou a ver aquilo que não está se apresentando, começa a se sentir observada e senso de perseguição constante. Ela pode começar a ter alterações na higiene e na forma de reagir, que muitas vezes são desmedidas. Começa a ter comportamentos que os outros começam a achar bizarros, e se isola do convívio social. Essa pessoa começa a se sentir debilitada e apresenta vários sintomas, como falar coisas que são percebidas sem sentido.

Se não houver medicação adequada, a pessoa fica nesse mundo paralelo e não se reconecta com a realidade convencional que é compartilhada pelas outras pessoas. E essa é a parte mais dolorosa.

Tratamento e Prevenção

Como não há como prever ou evitar a esquizofrenia, é importante buscar o tratamento adequado caso você ou alguém que você conhece sofra desse transtorno. A esquizofrenia tem um tratamento, mesmo não tendo cura. É preciso quebrar o preconceito sobre aquilo que não se fala, pois só assim se encontra uma solução.

É preciso combater o preconceito e buscar informações sobre nossa saúde mental. Afinal, não temos que ter vergonha em cuidar da nossa saúde mental. Um abraço a todos e boa semana!

Fonte: ESQUIZOFRENIA: TRANSTORNO MENTAL, a ameaça da mente cindida. O psicólogo responde! por TOC’s do Chico