Pular para o conteúdo

Funções do Rim: Conheça as principais funções do órgão │ Medicina Resumida

  • por
  • posts

E os rins desempenham várias funções para a manutenção do equilíbrio no nosso organismo. O objetivo desse vídeo é explicar as 7 funções que ele realiza. Vem comigo!

Para começar, o vídeo explica a capacidade que os rins possuem de eliminar os dejetos metabólicos do organismo. Quando o corpo produz uma substância ou a destrói, acaba liberando dejetos desse processo que não são mais úteis para o organismo. Por exemplo, a ureia, liberada do metabolismo dos aminoácidos, e a creatinina, liberada no metabolismo da creatina muscular. Essas substâncias não podem se acumular no organismo, pois são tóxicas. Por isso, os rins têm a função de eliminá-las pela urina. Se os rins não conseguem fazer isso, essas substâncias podem se acumular, causando lesões em órgãos como o sistema nervoso central, pele, intestino e outros tecidos.

A segunda função dos rins é realizar o equilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, manter um bom equilíbrio da água e dos eletrólitos no organismo. Os rins produzem mais urina do que conseguimos consumir de água, o que pode levar a um quadro de desidratação. Por outro lado, se os rins produzem pouca urina em relação à quantidade de água consumida, podemos ter um quadro de hiper-hidratação, causando inchaço, principalmente nos pés.

Além disso, os rins desempenham um controle dos eletrólitos sanguíneos, eliminando pouco sódio pela urina e acumulando muito sódio da dieta. Se os rins não conseguem eliminar o sódio adequadamente, podemos entrar em um quadro de hipernatremia, que é o excesso de sódio no plasma sanguíneo. Da mesma forma, se os rins eliminam muito cloreto pela urina, podemos entrar em um quadro de hipocloremia, que afeta o funcionamento do estômago.

A terceira função dos rins é a manutenção da pressão arterial. Ela é realizada de duas formas. A produção do hormônio renina, que aumenta a quantidade de urina produzida, diminuindo o volume sanguíneo e, consequentemente, reduzindo o débito cardíaco e a pressão arterial. E a produção de renina para ativar o sistema renina-angiotensina-aldosterona, que é importante quando entramos em um quadro de hipotensão arterial.

A quarta função dos rins é o controle da glicose no sangue. Quando estamos passando muitas horas sem se alimentar, o nível de glicose no sangue pode cair muito, levando a uma hipoglicemia. No entanto, os rins conseguem fazer uma gliconeogênese, que é a formação de glicose nova a partir de aminoácidos e açúcares essenciais, para manter o nível de glicose equilibrado.

A quinta função dos rins é a regulação do equilíbrio ácido-base. Os rins produzem uma urina mais ácida quando entramos em um quadro de acidose e uma urina mais alcalina quando entramos em um quadro de alcalose, evitando uma descompensação do pH sanguíneo.

A sexta função dos rins é o controle do número de hemácias e plaquetas no sangue. Isso é realizado através da produção dos hormônios eritropoetina, que estimula a formação de hemácias na medula óssea, e trombopoetina, que estimula a formação de plaquetas. Essa regulação é importante para evitar anemia e para manter a hemostasia, ou seja, o controle da coagulação do sangue.

Finalmente, a sétima função dos rins é o metabolismo do cálcio. Os rins produzem o hormônio 1,25 dihidroxi vitamina D, que estimula a absorção de cálcio no intestino. Isso é importante para diversas funções, como a liberação de substâncias pelas células, a contração do músculo cardíaco e a manutenção dos ossos fortes e evitando a osteoporose.

É importante lembrar que a insuficiência renal é uma condição séria, na qual os rins não conseguem mais desempenhar adequadamente todas essas funções. Por isso, é importante beber bastante água para manter a função renal adequada.

Espero que tenham gostado do vídeo e não se esqueçam de compartilhar com seus colegas! Conhecimento é poder!

Fonte: 7 Funções do Rim │ MEDICINA RESUMIDA por Dr. Cristian Morato – Médico Explica

Marcações: