Pular para o conteúdo

Tratamento e prevenção da constipação intestinal em crianças

  • por
  • posts

Prevenção da Obstipação Intestinal em Crianças

Seu filho está com o intestino preso? Faz muito esforço para evacuar? Quando evacua, faz bolinhas ou fezes de tamanho muito grande? Ele retém e segura, com medo de ir ao banheiro? Todos esses são sintomas de obstipação intestinal, uma condição muito séria. É muito importante que você aprenda sobre ela e como podemos evitá-la.

Meu nome é e sou médico homeopata. Vou dar algumas dicas de como prevenir a obstipação intestinal em crianças.

Amamentação

A melhor maneira de prevenir a obstipação intestinal em crianças é através da amamentação. O leite materno exclusivo previne a obstipação intestinal. Muitas vezes, bebês levam alguns dias para evacuar, mas isso não é um problema quando estão em aleitamento materno exclusivo.

Porém, quando a mãe começa a introduzir leite artificial ou outros tipos de leite, o organismo da criança vai se adaptando e o intestino pode ficar preso. Nesse momento, é muito importante aumentar a ingestão de líquidos e frutas ricas em fibras. Evite sucos industrializados, pois eles não contêm fibras. Procure oferecer alimentos mais relaxantes para o intestino e incentive a criança a se movimentar, seja colocando-a no chão para brincar ou levando-a para passear e correr, já que o exercício físico também ajuda o intestino a funcionar melhor.

Desfralde

Quando chega a época do desfralde, existe outro risco de obstipação intestinal. O desfralde feito de forma apressada ou com ansiedade pode levar a criança a reter as fezes, seja por medo, porque não quer parar de brincar ou por outros motivos. Com a retenção, as fezes podem endurecer e serem eliminadas com dor. A criança, ao sentir a dor, pode parar de evacuar e segurar, o que causa ainda mais desconforto.

Esse ciclo vicioso de retenção e endurecimento das fezes pode levar a problemas mais sérios. O reto, onde as fezes ficam armazenadas antes de serem eliminadas, vai perdendo o reflexo de evacuação. A criança deixa de sentir a vontade de evacuar, pois está acostumada a segurar as fezes. Isso gera um ciclo vicioso de retenção e endurecimento das fezes.

É fundamental procurar tratamento quando o intestino está muito preso por mais de 5 ou 6 dias. É necessário fazer uma limpeza do intestino, seja por meio de lavagens no hospital ou com medicamentos indicados pelo pediatra para amolecer as fezes. Após a limpeza, é importante reeducar o ato de evacuação. É recomendado colocar a criança por alguns minutos no vaso sanitário após as refeições para aproveitar o reflexo e facilitar a evacuação.

Essas são apenas algumas informações sobre a prevenção da obstipação intestinal em crianças. Para mais detalhes e explicações, você pode acessar nosso blog conversasobrefilhos.com.br.

Se gostou desse vídeo e achou útil, compartilhe e inscreva-se em nosso canal. Muito obrigado e até a próxima!

Fonte: Constipação intestinal infantil – Como tratar e evitar por Dra. June Arantes – Conversa Sobre Filhos