Pular para o conteúdo

Cirurgia de tíbia: como entender e medir a flexibilidade do joelho com goniometria

Travamento do joelho após cirurgia: o que fazer?

Se você passou por uma cirurgia de tíbia-fíbula, ou qualquer outra região do seu joelho, e agora sente que o seu joelho está travado, este vídeo é para você. Sou Heberto Araújo, fisioterapeuta neuroprofissional e esportivo, e trato sobre os mais diversos assuntos voltados à área da saúde no canal da Fisio Runner Brasil.

Antes de continuar, gostaria de pedir que você se inscreva no canal e deixe o seu like neste vídeo, para contribuir com o crescimento do nosso canal e com a educação em saúde.

Vamos lá, vamos conhecer um pouco sobre esta questão do travamento do joelho.

É importante saber que, de forma comum, o nosso joelho possui algumas ondulações. Quando você passa por uma cirurgia, pode ocorrer uma diminuição nesse movimento de flexão do joelho, e em alguns casos, também da extensão. Mas normalmente é para flexão do joelho que ocorre essa diminuição.

O joelho possui um movimento de flexão, que é o de dobrar, e de extensão, que é o de voltar à posição normal. Podemos medir estas flexões com o goniômetro, que utiliza a medida em graus. Quando o joelho está em extensão, chamamos de grau zero. A flexão normal do joelho varia de 120 a 140 graus, mas é importante lembrar que existem alguns fatores que podem interferir nessa flexão.

Existem alguns fatores, como a massa muscular ou o tecido adiposo, que podem contribuir para a diminuição da flexão do joelho. Além disso, lesões de meniscos, lesões associadas, bloqueio mecânico, inflamação, dor no joelho e o inchaço também podem levar a dificuldades de movimento.

Para tratar dessa questão, existem duas formas: a fisioterapia e a cirurgia. A fisioterapia pode fazer mobilização, diminuição do inchaço e aumento da força muscular. Já a cirurgia é indicada quando há fibrose na região da cirurgia, ou se o material da síntese (placas, pinos e parafusos) estiver impedindo a movimentação normal da articulação.

Na fisioterapia, o profissional irá avaliar o tipo de cirurgia e mensurar a angulação funcional para que o paciente possa fazer suas atividades diárias.

Lembre-se, se você passou por uma cirurgia, precisa de fisioterapia. A perda de força muscular é comum devido ao longo período de imobilização que é necessário para a recuperação, e a fisioterapia pode ajudá-lo a ganhar força, melhorar sua massa muscular, recuperar a mobilidade e fazer suas atividades diárias normalmente.

Espero ter ajudado. Não esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu like. Se você é da área de saúde, confira os nossos cursos e e-book, que estão na descrição abaixo. Obrigado!

Fonte: Joelho duro para dobrar após cirurgia de tíbia entenda e conheça a goniometria por Fisio Runner Brasil Oficial