Pular para o conteúdo

Tratamento, Efeitos Adversos e Prevenção da Hanseníase: Medicamentos

Tratamento da Hanseníase

Olá! 👏 Tudo bom com vocês? Eu sou o Cleverson e hoje vamos falar sobre dermatologia e em particular, sobre como resolver o problema da Hanseníase. Convido você a participar da nossa comunidade, voltada para a área da saúde. Seja você um médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta ou um estudante da área de saúde, você é muito bem-vindo. A nossa comunidade é aberta e temos conteúdo novo de segunda a sexta-feira. Aproveite e clique no botão vermelho abaixo do vídeo para se inscrever.

Hanseníase Paucibacilar

Quando falamos sobre a hanseníase, geralmente a dividimos em dois tipos: paucibacilar e multibacilar. A paucibacilar é quando a pessoa apresenta poucas lesões na pele e pode danificar alguns nervos. Para o tratamento em adultos, um médico prescreve uma dose supervisionada de rifampicina e dapsona. Após isso, a pessoa leva para casa aí a parte de baixo da cartela, que é somente dapsona. Todos os dias, a pessoa deve ingerir 100 mg diariamente de dapsona. A rifampicina é ingerida somente na dose supervisionada. O tratamento deve durar 6 cartelas ou seja, 9 meses.

Hanseníase Multibacilar

A multibacilar é mais incisiva e pode causar grandes danos na pele e lesões diversas. Para o tratamento em adultos, um médico prescreve doses supervisionadas de duas infantis, adap Sona e acraphase. Após isso, a pessoa leva para casa a parte de baixo da cartela, que é somente clofazimina e dapsona. Todos os dias, a pessoa deve ingerir 100 mg diariamente de dapsona e usar clofazimina em dias alternados. O tratamento deve durar 12 cartelas ou seja, 18 meses.

Tratamento em Crianças

Em crianças de 10 a 14 anos, o tratamento para hanseníase paucibacilar é parecido com o de adultos, porém com doses menores. Já para a hanseníase multibacilar em crianças, a rifampicina e a dapsona são administradas da mesma forma que em adultos, porém a clofazimina é utilizada em dias alternados.

Gestantes

O tratamento para gestantes é o mesmo que em adultos, mas, em caso de alergia a qualquer um dos medicamentos, a claritromicina pode ser utilizada como alternativa. É importante lembrar que os medicamentos podem causar reações adversas como prurido na pele, problemas gastrointestinais, alterações sanguíneas e até mesmo síndrome pseudogripal.

Prevenção

A vacinação com BCG é uma forma preventiva para a hanseníase. Além disso, o tratamento adequado é uma forma de prevenir a transmissão da doença para outras pessoas, incluindo familiares.

Espero ter ajudado com essas informações sobre o tratamento da hanseníase. Não se esqueça de se inscrever em nossa comunidade e ficar atualizado sobre a área da saúde. Até o próximo vídeo!

Fonte: TRATAMENTO DA HANSENÍASE – TRATAMENTO, EFEITOS ADVERSOS E PREVENÇÃO – MEDICAMENTOS PARA HANSENÍASE por Facilitando a Medicina