Pular para o conteúdo

Tratamento da Hanseníase: saiba como é feito

Hanseníase: diagnóstico, tratamento e prevenção

No espaço online de hoje, estamos falando sobre Hanseníase com a dermatologista Antonia Suzy Rabello, do Hospital Bandeirantes, aqui em São Paulo. Temos uma pergunta vinda das ruas sobre o tipo de tratamento necessário para esse tipo de doença.

Tudo vai depender do grau de gravidade da doença. Para aqueles pacientes que têm poucas lesões, a gente vai fazer um tratamento mais restrito. Para pacientes que têm múltiplas lesões, um tratamento mais prolongado é normalmente indicado. Esse tipo de tratamento é chamado de poliquimioterapia e é instituído pela Organização Mundial da Saúde. O período de tratamento é preconizado com um esquema fixo, com drogas bem estabelecidas, normalmente usando um esquema de medicações. Uma delas é a rifampicina e a outra é a dapsona.

Para pacientes com poucas lesões, normalmente usamos seis meses de tratamento e, para pacientes com mais lesões, utilizamos um tratamento mais prolongado, associando um outro medicamento chamado de clofazimina. Quando o paciente entra em estado reacional, a gente ainda entra com outros medicamentos, entre eles estão os corticoides e, muitas vezes, a talidomida, que é extremamente eficaz para tirar a resposta inflamatória de um modo extremamente rápido. Quando o paciente chega num estado em que a inflamação é muito intensa, como mostrado na imagem, cada internação é obrigatória.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar sequelas. A hanseníase é curável e você pode fazer com que o paciente se integre socialmente sem riscos. Porém, se o paciente não se cuidar e não tratar adequadamente, pode evoluir para quadros graves respiratórios ou até mesmo óbito.

O diagnóstico pode ser feito observando sintomas como falta de acessibilidade à temperatura, perda de pelos, alteração de sensibilidade e manchas na pele. Qualquer mancha na pele diferente deve ser consultada por um médico dermatologista. Pacientes com hanseníase devem sempre ter cautela e observar todas as extremidades do corpo, já que apresentam alteração de sensibilidade. É importante cuidar para evitar complicações da doença.

No caso de pacientes já infectados, o tratamento adequado é fundamental para evitar aumento da doença e piora da qualidade de vida. O paciente deve ter cuidado para evitar complicações e sequelas e levar uma vida normal.

A prevenção é importante. É fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas e busquem ajuda médica quando necessário. A doença pode ser curada se diagnosticada precocemente.

Agradecemos à Dra. Suzy Rabello por nos esclarecer sobre a Hanseníase e responder perguntas sobre essa doença.

Obrigado pela sua companhia e volte sempre para acompanhar nossa programação.

Fonte: Como é feito o tratamento da Hanseníase? por Jovem Pan News