Pular para o conteúdo

Descolamento de retina: tempo de espera para cirurgia.

Quanto tempo esperar para fazer a cirurgia de descolamento de retina?

Olá pessoal, meu nome é Mário e sou médico oftalmologista especialista em retina. Hoje vamos conversar sobre uma questão bastante delicada: após um diagnóstico de descolamento de retina, quanto tempo é possível esperar para fazer a cirurgia?

Essa pergunta surge com muita frequência, inclusive aqui nos comentários dos vídeos do YouTube e até nos consultórios médicos.

Recentemente, em uma palestra de um professor americano, ouvi uma frase que define muito bem a resposta para essa pergunta: “o paciente deve ser operado no próximo horário cirúrgico que o médico tiver disponível”.

Basicamente, quando o paciente recebe um diagnóstico de descolamento de retina, o interessante é não perder tempo. Não existe uma regra exata de quanto tempo é possível esperar para fazer a cirurgia, mas também sabemos que não há motivo para protelar de forma desnecessária.

Um detalhe do exame de fundo de olho é muito importante para definir a urgência da cirurgia: o estado da mácula. A mácula é o nosso centro da visão, a área onde temos a visão nítida. Se a mácula ainda está colada no momento do diagnóstico, a cirurgia geralmente é mais urgente, pois se for realizada antes da mácula descolar, existe uma chance maior de o paciente manter 100% da visão.

Por outro lado, se a mácula já estiver descolada, o prognóstico geralmente é um pouco pior. Existe um estudo da década de 80 que mostrou que se o paciente que tem a mácula descolada consegue fazer a cirurgia nos primeiros cinco dias deste descolamento, o prognóstico visual é melhor, ou seja, ele tem uma chance maior de recuperar a visão.

Como tudo na medicina, não existe um prazo exato, não existe um número mágico. Existem pacientes que já estão com a retina totalmente descolada cerca de dois meses e, após a cirurgia, conseguem recuperar boa parte da visão, às vezes mais de 80%. Por outro lado, também vemos pacientes que realizam a cirurgia da forma mais rápida possível e, mesmo tendo um sucesso cirúrgico, praticamente não recuperam a visão.

É muito variável, mas existe uma tendência a recuperar mais a visão quanto mais cedo a cirurgia for feita. Então, tanto para os casos onde a mácula está colada, quanto nos casos onde a mácula já está descolada, deve-se tentar fazer a cirurgia o mais cedo possível.

Vale lembrar que o descolamento de retina não é uma emergência como uma parada cardíaca ou infarto, ou seja, o paciente não vai chegar no hospital e ser operado na hora. Mas geralmente consideramos um prazo adequado de uma semana após o diagnóstico. Não existe um limite máximo de tempo para a realização da cirurgia, mas casos onde a retina já está descolada há muito tempo, muitas vezes acabam não tendo sucesso.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco essa dúvida. Agradeço a todos que assistiram. Se você gostou, deixe o like, inscreva-se no canal e até o próximo vídeo aqui no canal Retina e Vítreo.

Fonte: Quanto tempo posso esperar para operar o descolamento de retina? por Retina e Vítreo