Pular para o conteúdo

Descolamento de retina e vítreo: causas, sintomas e tratamentos


Olá, tudo bem? Meu nome é Pedro Rebelo, sou oftalmologista e vou falar um pouco sobre descolamento de retina regmatogênico. Neste texto, vamos abordar três partes: identificação do descolamento de retina, passo a passo para ocorrência do descolamento de retina e tratamentos, incluindo o clínico e o cirúrgico.
Para identificar um descolamento de retina, o oftalmologista irá realizar um exame oftalmológico usando um oftalmoscópio. O descolamento de retina é quando a camada externa da retina (onde estão os fotorreceptores) se descola da camada inferior, onde se localizam os vasos sanguíneos que nutrem a retina. Isso pode acontecer por diversas causas, sendo a regmatogênica a mais comum.
O passo a passo para a ocorrência do descolamento de retina regmatogênico inclui três etapas: descolamento do vítreo posterior, presença de uma rotura na retina e entrada de líquido vítreo. O vítreo é uma substância em forma de gel que preenche a parte posterior do olho. Com o envelhecimento, o vítreo pode encolher e se soltar da retina, gerando as chamadas “moscas volantes”. Se o vítreo se descola totalmente da retina, pode ocorrer uma rotura da retina. Uma vez que a retina foi rasgada, o líquido que preenche o vítreo pode entrar pela rotura e se acumular embaixo da retina, separando a camada externa da camada inferior. Isso é o descolamento de retina regmatogênico.
A queixa mais comum em um descolamento de retina é a perda de campo visual. O paciente começa a enxergar tudo embaçado até que a visão fique restrita a vultos. O grande risco dessa condição é que o tempo que a retina ficou descolada pode levar a degeneração das principais células neurais da retina que são os fotorreceptores, uma vez que a camada externa da retina não está mais recebendo nutrição ou oxigênio.
O tratamento para descolamento de retina regmatogênico geralmente é cirúrgico, sendo que a cirurgia de urgência é a mais comum. São duas as técnicas principais: a vitrectomia, uma cirurgia interna, e a cirurgia de banco, também chamada de faixa escleral, que é realizada por fora do olho. Em casos raros, em que o descolamento de retina é pequeno e periférico, é possível fazer uma fotocoagulação a laser para tentar impedir a progressão do descolamento de retina.
Em casos em que o descolamento de retina é mais grave, a cirurgia é aconselhável. Todavia, o sucesso da recuperação depende da rapidez do diagnóstico pré-operatório é crucial, bem como da conduta clínica eficaz após a cirurgia.
Espero ter ajudado a compreender melhor o descolamento de retina regmatogênico e suas etapas. Em caso de dúvidas, fique à vontade para comentar ou me enviar uma mensagem pelo Instagram.
Fonte: O que é o descolamento de retina ? E o descolamento do vítreo ? / Riscos , sintomas e tratamento por Pedro Rebello – Oftalmologista – Retina