Pular para o conteúdo

Espodilite Anquilosante: Doença inflamatória crônica da coluna – Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta.


Olá! Saudações a todos.
Hoje eu quero falar um pouco sobre as doenças reumatológicas. Entre elas, está a espondilite anquilosante, que é uma das doenças autoimunes de caráter inflamatório crônica e também progressiva. Essa doença acomete basicamente o esqueleto axial, que compreende desde a região da bacia, passando pela região lombar, região torácica, região cervical até a base do crânio.
Basicamente, nós temos essa configuração de comprometimento desde as espinhas ilíacas, cristas ilíacas e articulações sacroilíacas, região lombar, região lombo sacra, região torácica, cérvico torácica e crânio cervical. Todo o esqueleto axial é comprometido nessa doença, o que irá gerar para esse paciente todo um quadro de rigidez e deformidade.
Nos próximos vídeos, vamos explicar mais detalhadamente o fácil fácil de se comet mente esse acometimento. Nós temos uma prevalência maior em homens do que em mulheres numa proporção de 7 para 3, ou seja, para cada sete homens com a doença, nós temos em média três ou até menos mulheres com o acometimento da doença.
Noventa e dois por cento dos pacientes acometidos são da raça branca, ou seja, a raça negra tem uma prevalência muito pequena da espondilite anquilosante. Porém, semana passada, nós tivemos um paciente pardo aqui conosco com espondilite anquilosante. É mais raro, mas existe também a etnologia, ou seja, a causa da doença é desconhecida.
Por isso, que se caracteriza dentro das doenças reumatológicas, doenças de caráter autoimune. Ou seja, por um dado momento, sem um motivo qualquer, uma explicação específica, o próprio corpo começa a agredir em si mesmo e criar respostas inflamatórias de caráter crônico e progressivo.
Como eu disse anteriormente na definição, na escom demite, não incluí-los ante esses pacientes em geral costumam ter um marcador genético. Então, os exames laboratoriais são comum aparecer o marcador genético HLA-B27, onde aproximadamente 20% dos indivíduos com este marcador costumam desenvolver a doença.
Então, é uma das correlações genéticas que são encontradas. Porém, no geral, a ecologia, ou seja, a causa da doença é desconhecida. É uma doença que acomete em geral muito mais homens do que mulheres, causando todo um comprometimento do esqueleto axial, mas não só do esqueleto axial, mas também em regiões como a área dos olhos, pode acometer região cardíaca, pulmões, área dos rins ou até problemas neurológicos devido ao comprometimento ortopédico da base da coluna, podendo levar a subluxações em que o crânio e a cervical.
Depois, eu vou esperar um pouco mais sobre o tema para vocês, mas eu gostaria de estar compartilhando um pouco dessa doença reumatológica que acomete grande parte até da população e que se faz é de grande relevância o conhecimento de todos.
Deixo aqui um grande abraço. Não deixe de acompanhar os próximos vídeos, onde a gente vai estar elucidando mais detalhes sobre o acometimento da doença no indivíduo, assim como toda parte de avaliação e tratamento.
Um grande abraço a todos e até a próxima.

Fonte: ESPONDILITE ANQUILOSANTE Doença Inflamatória Crônica da Coluna Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta