Pular para o conteúdo

Toxoplasmose: o que é, sintomas e tratamentos.


Continuando a nossa série sobre zoonoses, hoje vamos falar da toxoplasmose.
Você já ouviu falar nessa doença? A zoonose é uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos ou de humanos para os animais, como explicamos no começo da série.
A toxoplasmose é uma zoonose. Essa doença é causada por um protozoário que são seres vivos muito pequenininhos, só com uma célula, os Toxoplasma, mas têm a capacidade de entrar dentro das células dos hospedeiros e se multiplicar, o que acaba matando a célula hospedeira e causando um pouco de estrago.
O Toxoplasma pode afetar várias espécies animais, como gatos, humanos, porcos, vacas, ovelhas, aves, coelhos, ratos e vários outros animais.
O ciclo de vida desse parasita é um pouco complicado. Ele precisa de dois hospedeiros: o definitivo (o gato) e o intermediário (os outros animais).
O hospedeiro definitivo é onde o parasita faz a reprodução sexuada, ou seja, envolve a junção dos gametas feminino e masculino. Isso ocorre no intestino dos gatos e é chamado de ciclo enteroepitelial. A reprodução sexuada vai originar os oocistos, que são como os ovos do Toxoplasma. Eles vão ser eliminados nas fezes dos gatos e, se algum outro animal ingerir os oocistos, vai se tornar infectado.
Já o hospedeiro intermediário é onde o parasita faz a reprodução assexuada. Ou seja, quando uma célula se multiplica sozinha. Isso acontece no intestino do hospedeiro intermediário, que são as pessoas, os cães, os animais de fazenda e animais selvagens.
Depois dessa replicação, o parasita viaja pelo sangue e passa a infectar células de outras partes do corpo, geralmente músculo, cérebro e globo ocular, podendo causar até cegueira, por exemplo. Essa é a chamada fase endógena de tecido.
Os Toxoplasma podem então formar cistos teciduais, estruturas resistentes dentro das quais eles passam a dormir e lentamente os cistos são bem pequenininhos e não fazem mal em animais com o sistema imune funcionando normalmente, mas como os gatos infectam, então, se um gato come carne crua contendo cistos teciduais, ele vai acabar ingerindo os cistos e se infectando. Também pode acontecer dele comer ou beber algo contaminado pelas fezes de outro gato com toxoplasmose e acabar ingerindo os cistos. Por isso, devemos sempre oferecer somente água e alimentos limpos e carne bem cozida aos nossos bichanos, além de mantê-los dentro de casa para evitar que capturem presas.
Mas, e os humanos? Os humanos podem pegar toxoplasmose dos MESMOS jeitos que os gatos. Por isso, é muito importante não comer carne crua, beber somente água tratada e lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer.
Mas o que exatamente a toxoplasmose causa no hospedeiro? Geralmente, nada. Os gatos costumam não apresentar nenhum sintoma. Em humanos, os sintomas raramente aparecem e são pouco específicos, como diarreia, febre, perda de apetite, cansaço e secreção ocular.
Na prática, toxoplasmose pode dar problema em pessoas que estiverem com imunidade baixa ou em mulheres grávidas que nunca foram expostas ao parasita, já que o Toxoplasma é capaz de infectar o feto. Então, é por isso que dizem que grávidas não podem ter gato. É sim, mas as pessoas tendem a exagerar essa história.
O que ocorre aqui é que, se a mãe se infectar por Toxoplasma pela primeira vez quando estiver grávida, pode ocorrer a transmissão vertical, ou seja, a passagem do parasita da mãe para o feto. Isso pode causar problemas sérios ao feto se houver a formação de cistos no cérebro, podendo até causar aborto.
Porém, na verdade, uma boa parte da população já foi exposta ao Toxoplasma em algum momento de sua vida, já que é uma doença normalmente assintomática e que acomete uma variedade muito grande de espécies.
Os cientistas descobriram ainda que uma boa parte das pessoas e dos gatos já tiveram toxoplasmose e são imunes a ela. Assim, é provável que muitos dos donos de gatos já tenham tido toxoplasmose. Eles só não sabem disso ainda.
O mais importante é que a grávida faça um acompanhamento pré-natal e siga as orientações do seu médico. Além disso, leve os gatos ao veterinário regularmente.
Quer saber mais sobre zoonoses? Confira os outros vídeos da nossa série.
Agradecemos por ter assistido até aqui! O Luz, Câmera e Ciência é um projeto realizado por alunos de graduação da USP com o objetivo de trazer conhecimento científico de forma acessível para o público através de vídeos. Quer saber mais sobre nós? Acesse nosso site, nossas redes sociais que estão aí na descrição do vídeo. Curta, comente e compartilhe. É bem importante para nós.
Fonte: O que é Toxoplasmose? por Luz, Câmera e Ciência USP