Pular para o conteúdo

Uso de Azatioprina no Tratamento de Doenças Inflamatórias Intestinais DII


Olá! Meu nome é Ricardo Magalhães e trabalho no Centro de Referência de Crohn e Colite. Hoje, gostaria de falar com vocês sobre o medicamento chamado azatioprina, que é bastante útil no tratamento tanto da retocolite quanto da doença de Crohn.
A azatioprina é um imunomodulador que diminui o sistema imunológico do paciente, diminuindo o processo inflamatório. Ela é extremamente útil no chamado “manutenção da remissão” da doença, ou seja, quando o paciente entra em crise, o corticoide é o medicamento utilizado para tirá-lo da crise. Depois disso, a azatioprina é necessária para mantê-lo em remissão.
Além disso, a azatioprina também é utilizada na proteção contra o desenvolvimento de anticorpos contra os imunobiológicos, como o infliximabe e o adalimumabe. Ela tem a função de impedir a formação de anticorpos, fazendo com que o imunobiológico tenha uma função por um longo período de tempo.
A azatioprina possui alguns efeitos adversos, mas são completamente controlados e monitorados pelo médico. Ela pode gerar algumas alterações no hemograma e na função renal, e uma complicação extremamente rara, relacionada ao tempo prolongado de uso, que é o desenvolvimento de um tipo de linfoma. No entanto, a ocorrência deste tipo de complicação com a azatioprina é extremamente rara e pouco frequente perto do benefício que ela pode trazer para os pacientes com doença intestinal inflamatória.
Fonte: Azatioprina para Doenca Inflamatoria Intestinal por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo