Pular para o conteúdo

Liraglutida para emagrecimento: Quem pode utilizá-lo?

Entrevista sobre Liraglutide

Todo verão surge uma dieta da moda e dessa vez a moda que está tomando conta da mulherada principalmente para emagrecer é uma substância chamada liraglutide, uma injeção que promete perder uns quilos. Vamos esclarecer todas as dúvidas sobre essa substância, se existe algum risco, se ela é legalizada, com o presidente do CREMERJ aqui do Rio de Janeiro, doutor Sílvio Provenzano.

Legalização e Riscos da Substância

Doutor, essa substância, ela é proibida ou legalizada? Com a situação em primeiro lugar, muito cuidado com essas dietas da moda. Dieta é um plano alimentar que sempre que possível deve ser feito por uma nutricionista. Segunda coisa, toda droga, qualquer droga, ela tem efeitos benéficos e têm efeitos adversos. Cabe ao médico, exclusivamente a ele, o estudo necessário para conhecer o mecanismo de ação e a possibilidade de surgimento desses efeitos adversos que, com liraglutide, é diferente de com outras drogas. Pode ter efeito adverso, pode. Cada um médico acompanhar o paciente que tenha indicação para usá-la, porque não é todo mundo que está com dois quilinhos que têm indicação para usar esta medicação, até porque o benefício da perda de dois quilos, ela não se sobrepõe, o melhor, ele não se sobrepõe ao risco de algum efeito adverso mais grave.

Indicação da Liraglutide

O liraglutida pertence a uma classe de drogas chamadas agonistas da GLP 1, que inicialmente foram descobertos para o tratamento do diabetes do tipo 2, que é o mais comum, 90% de todos os casos. Não é aquele diabético que toma insulina desde o surgimento da doença. Para esse tipo de diabetes, onde o indivíduo normalmente costuma ser magro, liraglutide não tem qualquer efeito, não está indicado. Já o tipo 2 também está associado ao estilo de vida e não por acaso a obesidade é uma droga importante e foi verificado com as drogas desse grupo que, além de controlar bem a glicose, com um pouco de risco de uma baixa acentuada dela, da hipoglicemia, o que é muito benéfico ao paciente diabético, o de baixar sua glicose sem correr risco de hipoglicemia, e começou a ser usado, foi verificado que paralelamente todos esses pacientes perderam peso, o que também é muito bom ao paciente diabético. Diabetes nada mais é do que uma doença metabólica crônica que aumenta o risco de surgimento de complicações cardiovasculares. Emagrecer, portanto, é uma medida preventiva para diminuir o risco de um infarto ou derrame, e essas drogas propiciam isso.

Orientação Médica e Efeitos Adversos

Alguém nessa época pensou e se fez a seguinte pergunta: se eu utilizasse uma dose um pouco maior do liraglutide, porque inicialmente ele vinha numa apresentação de três miligramas por mililitro e aí fizeram estudos com 6 miligramas por ml, que é exatamente essa droga da moda que você está se referindo, que tem liberação da própria Anvisa, viu-se que o efeito para emagrecer é ainda maior. Porém, eu repito, cabe ao médico avaliar o paciente clinicamente, pelo exame físico, pelos exames laboratoriais que, porventura, se fizerem necessários, para poder prescrever, e cabe a esse médico a responsabilidade pelo acompanhamento desse paciente no uso dessa droga, porque, como eu disse, tem benefício, tem efeito adverso também.

Como a Liraglutide age para a Questão do Emagrecimento

Na realidade, todos que usam qualquer agonista da GLP 1 têm um, mas em especial, liraglutide tem uma sensação de enjoo muito grande. E curiosamente, quando o indivíduo começa a comer, vem logo essa sensação de enjoo que faz com que ele abandone o prato da comida. A comida perde o sentido e veja bem, receita para emagrecer todos conhecemos desde criança: para de comer bobagem, faz atividade física. Quando você usa um medicamento que reduz acentuadamente a quantidade de alimentos que você consegue ingerir, automaticamente, o valor calórico total da sua dieta vai sair. Se paralelamente a isso você fizer algumas caminhadas, a perda de peso vai ser acentuada. Por isso é que o paciente diabético do tipo 2 com esse tipo de droga têm um benefício muito grande. Ele emagrece, controla glicose. Indivíduos que são obesos sem ser diabéticos podem usar, podem para emagrecer, sempre sob supervisão médica pelo risco, digo, de efeitos colaterais. O mais importante deles é uma inflamação no pâncreas, que não é comum, infelizmente, mas que o médico tem que estar atento e cabe a ele, inclusive, orientar seus pacientes sobre a possibilidade dos sintomas que prenunciam essa condição, porque imediatamente a droga deverá ser interrompida e o paciente deve, sempre que possível, procurar uma emergência para fazer os exames comprobatórios dessa condição que pode, em alguns casos, ser bastante sério.

  • Muito cuidado com as dietas da moda
  • Dieta deve ser feita por uma nutricionista
  • Toda droga tem efeitos benéficos e adversos
  • Cabe ao médico avaliar o paciente clinicamente e acompanhar o uso da droga
  • Liraglutide é indicado para diabetes tipo 2 e obesidade
  • Perda de peso é uma medida preventiva para complicações cardiovasculares
  • Liraglutide causa sensação de enjoo e reduz a quantidade de alimentos ingeridos
  • Orientação médica é essencial para reduzir riscos de efeitos adversos
  • Inflamação no pâncreas é um efeito adverso raro, mas grave

Obrigado a todos pela sua participação. Eu tô acompanhando essa entrevista aqui na internet. É só se inscrever no canal do Domingo Espetacular. Toda semana tem conteúdo exclusivo.

Fonte
Quem pode usar o liraglutida para emagrecer? por Domingo Espetacular