Pular para o conteúdo

Diarreia Infantil: Como Cuidar da Criança em Casa

Pais, vocês já aprenderam conosco quando levar uma criança com diarreia ao médico.

Mas e quando a orientação é tratar em casa, você sabe o que fazer?

Mas vamos lá! Vamos começar falando dos líquidos. Devem ser ofertados líquidos com os quais as crianças já estão acostumadas, só que uma quantidade maior que no dia a dia, dentre eles temos a água, o leite, seja ele o leite materno, de vaca ou a fórmula, ao contrário do que muita gente pensa! Suco natural e chás sem açúcar e água de coco.

O que nós não podemos dar: soluções isotônicas, como gatorade, refrigerante, sucos artificiais sela ele de pozinho ou caixinha.

Dê alimentos com as quais ela já esteja acostumada, desde que sejam saudáveis. Vamos dar preferência para frutas, legumes, carboidratos como arroz e batata; a carne pode ser dada se tiver aceitando, desde que maneirando no tempero e no óleo.

Para facilitar a digestão é melhor que os alimentos sejam oferecidos leve ou batidos, como sopas, caldos e purês. É bom evitar alimentos gordurosos como salgadinhos, bolachas e frituras; doces como chocolate e iogurtes; e alimentos processados, como presunto, mortadela, nuggets e empanados. Também é bom evitar comer fora de casa durante esse período.

E o mais importante, não adianta forçar a criança a comer! É normal perder o apetite e até um pouco de peso, mas ela vai se recuperar!

Sabe como dar o soro de reidratação oral? O antigo soro caseiro já não é mais utilizado pois hoje existem fórmulas prontas vendidas na farmácia ou pegas nos postos de saúde que têm mais minerais e na quantidade adequada.

Ela deve ser oferecida além do líquido habitual, como a água, após episódios de vômito ou diarréia. E qual a quantidade certa? Para crianças até 1 ano de idade deve ser dado um a dois daqueles copinhos de café, para as crianças de um a dez anos meio a 01 copo tradicional de requeijão e para as crianças acima de 10 anos a quantidade que ela aceitar. Para quem optar pelo sachê ele deve ser diluído em um litro de água fervida ou filtrada e mantido na geladeira por 24 horas, após esse período deve fazer tudo de novo.

Caso vocês estejam tratando em casa de uma criança com vómitos ou diarreia por mais angustiante que possa ser, peçamos para que não ofereça medicações sem prescrição médica, especialmente o “imosec” (Loperamida) usada para segurar a diarréia, pode pois pode tornar o quadro ainda mais grave. Caso ela esteja apresentando vômitos recorrentes, não dê o dimenidrinato (Dramin) em casa, leve ao invés disso ao pronto socorro para avaliação. E vale o alerta a metoclopramida (Plasil) é contra indicado para crianças e adolescentes.

Fonte
Aprenda como cuidar da diarreia das crianças em casa por Criando Sem Crise