Pular para o conteúdo

Antibióticos e anticoncepcionais: cuidado com os mitos

Episódio de hoje: é verdade que antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Esse é sem dúvida um dos maiores mitos da farmácia e é o que eu mais vejo gente falando abobrinha por aí na internet. Não presta atenção: não é todo antibiótico que vai cortar o efeito do anticoncepcional. Os únicos antibióticos que temos comprovação científica que podem realmente cortar o efeito do seu anticoncepcional são a rifampicina e a rifabutina.

Esses antibióticos são prescritos principalmente para tuberculose e hanseníase. O que acontece é que os medicamentos são feitos já levando em conta que o nosso corpo possui naturalmente enzimas que vão ficar quebrando os diferentes tipos de moléculas. Mas os antibióticos rifampicina e rifabutina fazem com que aumente o número de enzimas que quebram justamente moléculas como as do seu anticoncepcional oral. Ou seja, o seu anticoncepcional oral funcionava levando em consideração uma certa quantidade de enzimas. Com os antibióticos, você tem muito mais moléculas do anticoncepcional sendo quebradas do que o esperado.

Não só o anticoncepcional oral, mas também o DIU hormonal, o anel vaginal e o implante hormonal podem interagir com os antibióticos. Não existe evidência científica que qualquer outro antibiótico, tirando os que eu falei, cortem o efeito do anticoncepcional. Lembrando que podem existir mil e um motivos do porque Fulano amiga de não sei quem ficou grávida porque estava usando antibiótico. Lembre-se que todo o método contraceptivo tem a sua taxa de falha e a taxa de falha do anticoncepcional oral pode aumentar muito de acordo com a pessoa que tá usando, diferente da taxa de falha de um dia por exemplo que não vai se alterar se eu esquecer que ele existe durante um dia.

Isso é muito importante porque eu já vi mulher deixar de usar antibiótico ou não completar o tratamento por medo de engravidar por causa dessa fake News. Inclusive isso pode fazer com que quase da pessoa piore. Pode parecer ingênua você compartilhar uma coisa desse tipo, mas saiba que isso se trata de uma fake News que pode sim colocar mulheres em risco. Se seu médico de para escrever alguma Rifamicina ou mesmo sabendo que não têm comprovação científica, você ainda tem medo de usar algum outro tipo de antibiótico enquanto usa anticoncepcional? É só usar camisinha durante o tratamento que você não vai ter filho e vai resolver o seu problema.
Fonte
Antibiótico corta o efeito de anticoncepcional? | Perguntas para a farmacêutica | Flavonoide #13 por Flavonoide