Pular para o conteúdo

Vitamina D e fertilidade: há uma relação?

Vitamina D e a Fertilidade

Olá! Você já ouviu falar sobre a vitamina D e a sua relação com a fertilidade? Essa é uma dúvida que recebo frequentemente e gostaria de explicar um pouco mais sobre o assunto. Eu sou Roger, médico ginecologista-obstetra especializado em medicina reprodutiva e vou falar um pouco hoje sobre a importância da suplementação da vitamina D para pessoas que estão tentando engravidar.

Primeiramente, é importante frisar que a reposição de vitaminas nem sempre é necessária. Na maioria das vezes, uma dieta balanceada com alimentos como legumes, verduras, carnes e ovos já é suficiente para suprir as necessidades nutricionais. Situações em que há baixa concentração de vitamina D no organismo são mais comuns em doentes acamados, que não conseguem se alimentar corretamente.

Porém, a exposição solar também é uma fonte importante de vitamina D, mas não é qualquer exposição que vai ajudar. É preciso expor uma grande área do corpo, como os braços, ao sol do meio-dia, por exemplo. Contudo, essa prática pode ser perigosa e aumentar o risco de câncer de pele.

No Brasil, país tropical, a baixa concentração de vitamina D não é tão comum, mas ainda existem muitas pessoas que não tomam sol suficiente, seja por trabalharem em ambientes fechados ou por outras razões, como medo de câncer de pele. O ideal é que os níveis de vitamina D no organismo estejam acima de 20, e de preferência, acima de 30.

Embora a vitamina D tenha uma importante função óssea, auxiliando na absorção do cálcio e fixação nos ossos, sua baixa concentração no organismo pode afetar diversos processos metabólicos, prejudicando a saúde em geral. Contudo, ter baixa concentração de vitamina D não é fator determinante para infertilidade, mas é importante cuidar da saúde e manter os níveis adequados da vitamina.

No entanto, não é recomendado suplementá-la em excesso ou sem acompanhamento médico. O que se recomenda é uma dose de 30 a 31 ui/ml, e após seis meses de tentativas, se não houve sucesso, deve-se investigar outras causas para a infertilidade.

Se você tem mais de 35 anos ou outros fatores de risco, como doenças pré-existentes ou histórico familiar, é importante procurar um médico especializado para avaliar as causas da infertilidade.

A saúde é muito importante e uma dieta balanceada aliada à exposição solar moderada pode ajudar a manter os níveis adequados de vitamina D no organismo. Cuide de si e de sua saúde.

Fonte: Tomar vitamina D aumenta a chance de engravidar? por Gustavo Kröger