Pular para o conteúdo

Varizes nos pés: como prevenir e tratar para cuidar da saúde dos seus pés


Olá, sou Doutora Alexandra Marques, cirurgiã vascular do Instituto Amato e hoje eu vou falar sobre as varizes nos pés. Será que os médicos não tratam as varizes nos pés? Qual que é a questão específica dessas veias dilatadas e tortuosas nessa região? Os pés são responsáveis por suportar a gente, então eles estão sujeitos a uma pressão grande do nosso corpo inteiro, a pressão hidrostática de toda a circulação sendo exercida lá embaixo. Se as válvulas venosas não estiverem funcionando adequadamente, então é sim uma região que merece um cuidado maior e uma atenção maior. Muitas vezes, o cuidado é diferente das varizes das pernas, então por isso você pode até se assustar às vezes. Esse vai fazer uma cirurgia e o médico pode acabar não fazendo a cirurgia dessas veias que te incomodam nos pés. Mas há uma razão para isso e a uma solução também.
Em primeiro lugar, a gente tem que identificar o tipo de varizes. Se forem vasinhos superficiais, telangiectasias, a gente não necessita da cirurgia para tratar. Pode ser feito com laser com escleroterapia no consultório, evitando um procedimento cirúrgico. A gente busca sempre os procedimentos minimamente invasivos. Agora se são veias maiores, aí vem a pergunta: dá ou não dá para tirar na cirurgia?
Anatomicamente, os pés também têm dois sistemas venosos: o sistema venoso superficial e o sistema venoso profundo. A questão que nos pés o sistema venoso superficial é bem mais importante do que nas pernas e bem mais importante do que o sistema venoso profundo, importância não, mas vamos falar de capacidade de retorno venoso. Então se a gente tira muitas vezes varicosas grandes do pé de uma vez só, é bem capaz que fique com pé inchado além da íntima e com os vasos linfáticos. Então a gente tenta evitar a retirada brusca e por métodos traumáticos de veias varicosas em pés.
É possível sim, é possível desde que seja pouco, que seja bem localizado e que não seja algo muito agressivo. Isso quem vai julgar tem que ser o especialista na área que é o cirurgião vascular. Agora, os pés, eles ficam sempre expostos ao atrito com o sapato. Então, essas veias varicosas, elas ficam sujeitas ao sangramento que seria, por exemplo, alguma lesão traumática. E mesmo uma tromboflebite, seria a formação de um trombo nessa Veia, fica dolorido, vermelho, é sensível ao toque. Então, essas veias realmente podem incomodar bastante e merecem ser retiradas. Mas a gente sempre vai buscar então um método menos invasivo.
É possível também fazer o tratamento de veias varicosas relativamente grandes nos pés com laser transdérmico, ou seja, sem a cirurgia. Mas é óbvio que isso precisa de avaliação. Agora, a coroa flebectasica é os vasos que passam em volta do tornozelo, eles passam pelo malelo, aquele ossinho do lado do pé e vão para baixo. Esses vasinhos se a uma coroa flebectasica, isso sugere que pode haver também uma insuficiência venosa para cima, uma insuficiência de safena, uma insuficiência de vasos maiores. Então, pode ser necessário o tratamento desses vasos maiores antes de buscar o tratamento estético das veias nos pés.
Gostou do nosso vídeo? Inscreva-se no nosso canal, compartilhe com suas amigas e até a próxima.
Fonte: Varizes Nos Pés. Saúde dos seus pés. por Amato – Instituto de Medicina Avançada