Pular para o conteúdo

Varizes com Espuma: riscos e cuidados após a escleroterapia.


Após o tratamento com espuma, podem surgir complicações. Nesse vídeo, vamos te contar quais são elas e o que fazer nessas situações.
A primeira complicação e muito comum é a chamada flebite química. Isso nada mais é do que um cordão fibroso endurecido e doloroso que aparece no local das varizes tratadas. É muito comum para aquelas varizes que são mais próximas da pele.
Nessas situações, a sensação é de que ao tocar o local tratado com espuma está muito doloroso e vermelho. O recomendado é o uso de anti-inflamatório por três dias sob prescrição médica ou o uso de compressa morna que exerce o efeito anti-inflamatório.
Essa compressa morna pode ser feita de duas formas: a primeira forma é você pegar um pano úmido e colocar esse pano com água morna sobre o local onde está doendo idealmente ele deve-se usar de 3 a 4 vezes ao dia. O cuidado que você deve ter durante o uso dessa compressa é evitar que ela esteja muito quente e que fique muito tempo sobre a pele para evitar queimaduras.
A segunda complicação é a mancha, que está presente em torno de dez a trinta por cento dos pacientes. Isso significa que, para cada 100 pacientes tratados com espuma, entre 10 e 30 pacientes vão desenvolver uma aplicação que é uma mancha amarronzada que fica no rolete no trajeto da Via tratada.
O que fazer em situações se o médico não realizar nada em torno de 12 a 18 meses essa mancha ela vai desaparecer. Entretanto, a gente não vai esperar esse tempo e mantém o paciente porque ele inconveniente da mancha na perna. Existem algumas estratégias com formulações feitas para diminuir essa pigmentação e até voltar a cor da pele normal.
A terceira complicação é trombose. A trombose é a obstrução de uma veia tratada formando um coágulo que a gente chama numa flebite química, só que de um vaso mais profundo. Essa situação é rara, e o tratamento de varizes com espuma é mais comum com cirurgia e com as outras técnicas e com tratamento com espuma, conforme o vídeo que a gente já falou.
A quarta situação é a dor que o paciente pode referir ou às vezes até o inchaço na perna por conta disso. Idealmente, os pacientes que fazem tratamento de varizes com espuma devem usar meia compressiva. Normalmente, recomendo o uso dessa meia por 7 a 10 dias após o procedimento.
Fonte: Tratamento de Varizes com Espuma: o que pode acontecer após a escleroterapia e o que fazer. por Dr Rafael Alves – Angiologista e Cir. Vascular

Marcações: