Pular para o conteúdo

Varicocele – causas, sintomas e tratamento.

E aí

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Claudio Unsus, o urologista. Estou aqui hoje para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia: varicocele.

A varicocele é uma dilatação das veias espermáticas, aquelas veias que drenam o testículo e o epidídimo. Essas veias vão construindo e se formam o plexo pampiniforme. O plexo pampiniforme está lá dentro do cordão espermático. Essas veias vão se tornar dilatadas e tortuosas.

A varicocele é um problema frequente. Ela surge em aproximadamente quinze por cento da população masculina e quarenta por cento dos homens com queixa de infertilidade.

A varicocele pode causar dor e provocar desconforto. No entanto, essa dor geralmente é bem branda, bem discreta e geralmente intermitente. O paciente às vezes não chega bem ser uma dor, mais ali um desconforto, uma sensação de peso no testículo. Aí tem períodos que o dor, desconforto, sensação de peso está presente, outra hora está mais ou menos e outra hora o paciente está passando e não sentindo nada. Quando o paciente sente uma dor muito forte, intensa, uma dor incapacitante. O médico atribui essa dor à varicocele. É preciso ficar com um pé atrás porque é possível que o paciente tenha a varicocele e não seja a varicocele a causa dessa dor tão intensa e forte porque, de maneira geral, ela não provoca essa dor tão intensa assim. Ela provoca uma dor, um desconforto, mas não é nada assim tão intenso.

A varicocele muito raramente vai surgir antes dos 10 anos de idade. Se ela surgir antes dos dez anos de idade, nós temos que pensar em uma causa menos frequente para varicocele e uma doença mais séria, como um tumor renal chamado tumores de Wilm, um tumor hepático, modernopatia retroperitoneal. Então, não é frequente a varicocele surgir antes dos dez anos de idade. Se ela surgir, o médico vai pesquisar doenças mais sérias ali como uma causa possível do surgimento dessa varicocele.

O paciente típico da varicocele, em aproximadamente 90 por cento dos casos, ela ocorre apenas do lado esquerdo e não do lado direito porque do lado esquerdo, todas as veias saem juntas em várias outras veias e vão formar o plexo pampiniforme. Depois, elas sobem formando as veias espermáticas e vão desembocar lá na veia renal, só aqui do lado esquerdo. A veia renal tá aqui e a veia espermática vai entrar no ângulo reto. E isso vai facilitar o refluxo do sangue da veia renal para a veia espermática e, com isso, vai encher de sangue aquelas veias que estão lá na região escrotal, formando a varicocele. E do lado direito, por que não forma? Porque do lado direito, a veia renal direita e a veia espermática vão se unir através de um ângulo oblíquo, de um ângulo de 30 graus, e com isso, o refluxo será dificultado. Terá mais dificuldade para ocorrer o refluxo.

No próximo vídeo, vamos falar mais sobre a classificação da varicocele. Até lá!

Fonte: O que é varicocele? por Dr. Claudio Mussi – Urologista