Pular para o conteúdo

Vacinação contra o Sarampo: Importância para Crianças e Adultos


Boa noite.
O sarampo, que estava erradicado no país, voltou a preocupar os brasileiros. Foram registrados surtos da doença no norte do Brasil e casos confirmados em São Paulo e Rio Grande do Sul. O problema ligou o alerta do Ministério da Saúde, que faz uma campanha para a vacinação não só das crianças, como também dos adultos que não tomaram ou não têm certeza se tomaram a vacina.
Os irmãos Luiza, de 8 anos, Lucas, de 7, e a cachorra Júlia, de 4, exibem orgulhosos os cartões de vacina completos e com uma dose importante de uma doença que voltou a preocupar. “A vacina tríplice viral tem que tomar a vacina na certa, porque você previne as doenças e é melhor tomar vacina do que ficar com doenças, em brincar sem da Escócia, sem ficar nos amigos, se pegar não vai poder fazer nada, só fiquei na cama”, diz Karam Pueyo.
Crianças protegidas, graças ao cuidado da mãe. “Eu estou sempre atenta às datas e estou sempre atenta às campanhas. Eu estou sempre atenta aos surtos”, afirma ela. É preocupação válida: a doença causada por vírus é muito contagiosa. Os principais sintomas são febre, manchas vermelhas no corpo, congestão nasal, tosse e olhos irritados. E não são só as crianças que precisam se proteger.
A tríplice viral, que também previne contra rubéola e caxumba, é dada em duas doses nos pequenos, aos 12 e aos 15 meses de vida. Mas quem não recebeu a vacina até os 29 anos ou não se lembra se recebeu, tem que tomar uma dose até os 49 anos. “É um vírus contra uma capacidade de transmissão muito grande e com a capacidade de causar uma doença que leva uma baixa de resistência daquela pessoa que está infectada”, alerta o especialista.
Infelizmente, já temos casos autóctones no Brasil, em alguns estados do norte, no Mato Grosso, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, e casos suspeitos no Rio de Janeiro. Nesse posto de saúde, a maioria dos adultos, mesmo não sabendo do retorno da doença, afirma estar com o cartão de vacinas em dia.
“Acho que é muito importante tomar as vacinas em dia. Acho que a gente não perde nada, né? Só ganha se protegendo”, diz uma mulher. “Tenho quase certeza que já tomei.” Quando se trata de vacinação, o correto é conferir. A maioria das pessoas não verifica se foram vacinadas. “Aproveitar essa oportunidade. Então, costumo falar muito em casa que a gente tem que aproveitar isso, por exemplo, com as crianças, que acabam tendo essas vacinações. Dos pais não trazem para vacinar pode ser muito importante, porque tem países que não têm os benefícios que nós temos. Às vezes, a gente acaba deixando isso de lado.”
Foi lançada hoje aqui em BH.
Fonte: Crianças e adultos devem se vacinar contra o Sarampo por Jornal da Alterosa