Pular para o conteúdo

Vacina da febre amarela: tudo o que você precisa saber com Dr. Drauzio Varella.

Nos últimos anos, o Brasil passou por um surto de febre amarela que gerou uma enorme corrida por vacinas em todos os postos de saúde do país. Foram mais de mil e 300 casos registrados entre julho de 2017 e julho de 2018, muito mais do que nos anos anteriores em que não tivemos mais do que cem casos em todo o país.

É importante ficar atento principalmente agora, com a proximidade do verão, época de maior risco de transmissão. A transmissão da febre amarela ocorre da seguinte forma: um macaco com a doença é picado por um mosquito que, depois, pode picar outros macacos ou seres humanos e transmitir a doença. Esse é o tipo de febre amarela que chamamos de silvestre, porque ocorre em regiões de matas e florestas.

O outro tipo, a febre amarela urbana, não acontece no Brasil desde 1942. Os sintomas clássicos da doença são: febre alta, dor de cabeça, mal-estar, dores musculares, que num primeiro momento podem ser confundidos com uma virose qualquer. Esses sintomas permanecem de sete a 14 dias, mas o problema é que o quadro pode evoluir para complicações muito graves: hemorragias, comprometimento dos rins, fígado, pulmões, problemas cardíacos e cerebrais.

O diagnóstico preciso exige exames laboratoriais para identificar o vírus, mas o histórico de viagens e de proximidade com regiões de surtos pode ajudar a levantar a suspeita. A doença não possui um tratamento específico, o paciente precisa permanecer em repouso e sob o monitoramento de uma equipe médica que irá manter o quadro estável.

Não se esqueça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Uma dose é o suficiente para a vida inteira, exceto se a pessoa tomou a versão fracionada, que foi usada de forma emergencial em 2018 em alguns postos de saúde do país. A vacina pode ser tomada na faixa etária de nove meses de idade até 60 anos e está disponível na rede pública, nas clínicas particulares e em algumas drogarias.

Tome a vacina viva.

Fonte: Dr. Drauzio Varella – A vacina da febre amarela por Drogaria São Paulo