Pular para o conteúdo

Vacina contra tétano causa hemorragia em idosa em São Vicente

Olá, bom dia para você! Uma idosa de São Vicente teve uma hemorragia no braço depois de tomar a vacina contra o tétano em uma Unidade Básica de Saúde da cidade. As marcas ainda estão no braço de Dona Odete, a dona-de-casa de 79 anos que ficou assim depois de tomar a vacina do tétano. Ela conta que foi na unidade de saúde apenas para se vacinar contra a gripe, quando foi tomada grippe ela que falou. Dona Odete tem uma vacina atrasada da dado tétano e eu já falei na hora que ela deus arm do Windows. Ela falou pra mim assim: “é assim mesmo, eu faço na roça, subversão, tomava muita dor”. Eu falei que estava com Donizete, mas ela não pôde entrar com a bola na sala de vacina. Ao sair do programa falando “aí moça, tá doendo”. Anotado ainda registra quando ela saiu assim né, casa saiu assim. 32 brasilela. Não é que ela falou uma vez, não estava atrasada?

Foi nessa Unidade Básica de Saúde no bairro do Tancredo Neves em São Vicente que Dona Odete tomou tanto a vacina da gripe quanto à vacina do tétano. De acordo com os familiares da idosa, assim que ela começou a sentir fortes dores no braço, eles retornaram à unidade e nada foi feito. “Eu nunca tomei uma zona tão dolorida como é para você assim mesmo. Isso é normal de doer é normal com o braço cada vez pior”.

Levou a avó em outros médicos e, segundo ela, o diagnóstico foi que a vacina atingiu um vaso sanguíneo. Foi aplicada uma vacina a senhora não podia tomar devido uso do coagulante e que a situação que levanta entrou sozinha que a enfermeira não perguntou nada, aí ela foi tomar um medicamento para conter o sangue que ela falou que era uma hemorragia. “Doutora de Sandro que a aplicação foi realmente ainda que não pegou no músculo pegou no vaso sanguíneo da voz de vida uso do anticoagulante dela”.

Acontecimentos no Brasil ainda dói, porque aqui no Acre Estado passou na dóia. Família registrou um boletim de ocorrência e vai entrar na justiça. “Eu acho que não, porque minha avó tem nove anos no mínimo. Ela tem que entrar com um componente que ela fez durante o pior carro morre iam jogar a culpa no que ela tem do tratamento que ela tem, eles iam que jamais vão admitir que há mais limites”.

A Secretaria de Saúde de São Vicente informou que o caso está sendo acompanhado e que, conforme relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, não houve erro técnico. A paciente teria retornado ao PS no dia seguinte da vacinação relatando dores no braço esquerdo e informando o uso de Marivan, um remédio anticoagulante que amplia o risco de sangramentos e hematomas. Desde então, a Secretaria de Saúde tem dado todo o suporte à paciente que passará por consulta com o infectologista ainda hoje no Hospital Guilherme Álvaro em Santos.

Fonte: Idosa sofre hemorragia após tomar vacina contra tétano em São Vicente por Jornalismo VTV SBT