Pular para o conteúdo

Uso de remédios para ereção em pacientes com problemas cardíacos

Os medicamentos para ereção são seguros de serem utilizados em quem tem problemas cardíacos?

Olá, sou o Lucas Felipe Gomes, médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar se utilizar medicamentos para ereção é uma coisa segura mesmo que você tenha problemas no seu coração.

Antes de continuarmos, inscreva-se no meu canal do YouTube “Toque de Lojista”, ative as notificações e compartilhe este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que essa informação útil chegue ao maior número possível de pessoas.

Quando o paciente tem problemas de ereção e opta por realizar algum tipo de tratamento, a preocupação com o seu coração, sem sombra de dúvidas, é uma situação bastante importante, porque a maior parte dos casos, esses homens que têm problemas de disfunção erétil compartilham diversos problemas de origem cardiovascular, como o colesterol alto, o triglicerídeo elevado, problemas de pressão alta, dentre outros fatores, e nós sabemos que essas situações não só prejudicam a ereção dele, mas também servem como fatores que podem prejudicar o funcionamento do coração, aumentando o risco de infarto, pressão alta, arritmia, dentre outras coisas.

A questão toda se resume no seguinte fato: Esses medicamentos para ereção eles agem nas artérias que levam o sangue que tem oxigênio do seu corpo e as artérias que vão abrir, que vai acontecer a vasodilatação facilitada pelo uso desses medicamentos, parecem para acontecer essa abertura dessas artérias no pênis, facilitando a chegada de sangue. Só que essa vasodilatação, essa abertura dessas artérias, não vai acontecer só no teu pênis, vai acontecer em todas as artérias do teu corpo, mediado principalmente pela ação do óxido nítrico que existe num revestimento interno dessas artérias e é potencializado pelo uso desses medicamentos.

Logo, quando acontece essa abertura maior das artérias durante o uso desse medicamento para ereção, testemunha basicamente uma coisa: uma queda transitória dos níveis de pressão arterial, fazendo com que a tua pressão baixe de 8 a 10 mm de mercúrio cada vez que você utiliza esse medicamento. Em pacientes que não têm nenhum problema cardiovascular, isso não é nem sentido, o paciente tolera isso de boa.

Agora, com o problema todo se resume, se o paciente já tem algum problema no seu coração, principalmente relacionado à angina, que é aquela dor no peito que acontece porque o coração tem algumas artérias trancadas que dificultam a chegada de sangue nesse coração, e essa chegada de sangue do coração, quando o paciente faz alguma atividade física, pode fazer com que esse peito acabe doendo. Alguns desses pacientes utilizam medicamentos para diminuir a intensidade dessa dor, chamados de nitratos. Nós podemos citar a isossorbida, podemos citar o Nitrato mesmo, o monocordil, dentre outros medicamentos. Aqueles medicamentos, esses nitratos, têm o mecanismo de funcionamento similar aos medicamentos para ereção. Eles acabam fazendo uma vasodilatação, eles acabam abrindo as artérias, facilitando a chegada de sangue no pênis. Logo, se você toma medicamentos para angina, que são os nitratos, juntamente com medicamentos para a ereção, você pode ter uma vasodilatação muito grande, uma abertura muito grande desses vasos, e a sua pressão cair demais, fazendo com que você possa ter um desmaio, fazendo com que você baixe demais a sua pressão arterial. Isso pode ter consequências danosas para o coração e, por isso, é uma contra-indicação utilizar esses antianginosos que são os nitratos juntamente com esses medicamentos para a ereção.

Então, essa é uma contra-indicação absoluta que você utilize esses medicamentos juntos, o que pode baixar demais a pressão do teu sangue. Outro cuidado que a gente sempre deve tomar é relacionado principalmente à eventos cardiovasculares passados, principalmente se esses eventos tiverem acontecido há menos de seis meses. Então, tirando essas situações, esses medicamentos são considerados extremamente seguros. Esses medicamentos podem ser utilizados com segurança nesses homens que têm problemas de disfunção erétil e, sem sombra de dúvidas, não vão causar nenhum prejuízo no coração desses homens.

Existem outros cuidados que a gente também deve estar ciente, por exemplo, certos antifúngicos que são medicamentos utilizados para tratar fungos, sejam aquela balanite que você tem no pênis, seja aquele fogo que você tem na unha. Certos antibióticos como a eritromicina, por exemplo, e até certos medicamentos para o HIV, eles podem potencializar o efeito desses medicamentos para ereção, fazendo com que a sua pressão caia muito absolutamente, que você dilate demais os vasos, a sua pressão se achar muito, e você ter consequências.

Esses são cuidados bem pontuais. Na maior parte dos casos, não precisa nem de uma avaliação com cardiologista para que o paciente utilize esse tipo de medicamento. Graças a Deus, como tem uma parcela muito grande de pacientes que já utilizou o equipamento, se fosse algo diverso, dando muito problema, com certeza teria uma restrição maior no seu uso, a própria Anvisa já teria controlado mais a prescrição dos remédios. Mas, ao longo do tempo, vem se mostrado, graças a Deus, medicamentos extremamente seguros, extremamente efetivos, que podem ser utilizados com sucesso em pacientes que têm problemas de ereção, que têm, às vezes, um risco cardiovascular também um pouquinho aumentado, porque eles não prejudicam em nada o funcionamento do coração, e são medicamentos extremamente seguros, mesmo para aqueles pacientes que eventualmente já tenham tido problemas nesse sentido.

A resposta para essa pergunta é que esses medicamentos são extremamente seguros para serem utilizados e não causam nenhum prejuízo maior no funcionamento do seu coração.

Gostaria de agradecer a todos. Inscrevam-se no meu canal do YouTube “Toque de Lojista”. Curtam e compartilhem este vídeo. Deixe suas dúvidas, críticas, comentários e sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: Dá para usar REMÉDIOS PARA EREÇÃO tendo problemas no coração? por Toque de Urologista