Pular para o conteúdo

Úlcera péptica: sintomas, diagnóstico e tratamento

Muitas vezes ouvimos falar sobre úlceras, mas nem sempre temos conhecimento completo sobre o que ela é e como é causada. Basicamente, a úlcera é uma lesão que pode ocorrer em qualquer tipo de revestimento de pele ou mucosa. Quando falamos de úlceras de estômago, geralmente nos referimos a uma agressão que resultou em uma ferida no revestimento gástrico. Isso pode ser causado por um medicamento, ou pelo próprio suco gástrico digestivo, que é ácido, resultando em uma úlcera péptica.

Existem diferenças entre as úlceras em relação ao tamanho, localização dentro do estômago e sintomas clínicos que permitem o diagnóstico. A dor é o principal sintoma, muitas vezes respeitando um ritmo de aparecimento, por exemplo, a dor melhora ao se alimentar. No entanto, nem sempre a úlcera é a primeira opção de diagnóstico, e 20% das úlceras não apresentam sintomas.

Um bom diagnóstico começa com uma entrevista do médico com o paciente para relatar o tipo de sintoma que ele tem e formular uma hipótese principal de alguma doença péptica. O exame que permitirá um diagnóstico assertivo é a endoscopia digestiva alta, que documenta o que está acontecendo com a mucosa gástrica.

No nosso estômago, existe um balanço entre defesa e ataque do ácido, e o filme protetor do estômago produzido para digerir a acidez pode ser diminuído por alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não hormonais. A saúde mental também influencia a capacidade de produzir ácido em excesso, então a redução de fatores estressantes, como ansiedade, depressão e falta de sono, e a alimentação balanceada contribuem para prevenir doenças pépticas.

Determinados alimentos, especialmente os muito condimentados ou com alta acidez, podem atuar como ofensores e agravar o sintoma, assim como o consumo de bebida alcoólica, refrigerantes e prolongar o jejum. Portanto, mudanças comportamentais em relação à alimentação e ao estilo de vida são recomendadas para cuidar da saúde do estômago.

Fonte: Úlcera péptica: O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento | Educação em Saúde Einstein por Hospital Israelita Albert Einstein