Pular para o conteúdo

Tutorial sobre como crianças com Síndrome de Down podem desenvolver suas habilidades.


Olá, Alexandra, fisioterapeuta!
Estou aqui hoje para fazer uma série de vídeos sobre estimulação de bebês com síndrome de Down. Qualquer criança precisa de estímulos para se desenvolver. As crianças com síndrome de Down precisam de um pouco mais de tempo para isso e de serem um pouco mais estimuladas do que as outras crianças.
A gente está aqui hoje com Alice, filha da Lívia e do Rodrigo, para mostrar como esse estímulo diário pode ser feito durante atividades do dia a dia, como tirar e colocar roupa e trocar a fralda. São exercícios simples, mas que precisam ser feitos diariamente para mapear a posição do corpo no espaço e ajudar no desenvolvimento motor da criança.
Os bebês com síndrome de Down podem ser um pouco mais “bolinhas” do que os outros, mas é importante não estimular além do que eles conseguem oferecer. É preciso ter uma expectativa realista e dar respostas adequadas a ele.
É importante que esse estímulo seja calmo e que as reações do bebê sejam compreendidas como reações ainda muito primitivas. Outra dica é sempre se aproximar do bebê e falar com entonação adequada e bem pronunciada.
Esses vídeos são apenas para mostrar algumas possibilidades de como estimular esses bebês. Para saber mais, vocês podem procurar a guia de estimulação para bebês com síndrome de Down ou o site do Movimento.
Fonte: Crescer com Síndrome de Down – Tutorial 01 por CanalMovimentoDown