Pular para o conteúdo

Tudo sobre vaginose bacteriana: causas, sintomas e tratamentos.

Olá pessoal! Eu sou a Dra. Roniselopes, ginecologista, e hoje vamos falar sobre vaginose bacteriana.

A vaginose bacteriana é causada por uma bactéria chamada Gardnerella vaginalis. Esta bactéria está comumente presente no trato genital feminino, na vagina. No entanto, quando há um desequilíbrio da flora bacteriana normal da vagina com a quantidade destes agentes patológicos, ela causa a patologia chamada vaginose bacteriana.

Os defensores da região da nossa vagina chamam-se lactobacilos. São bactérias que são defensoras da nossa flora vaginal. Quando há uma diminuição dos lactobacilos por alguns fatores, a vaginose e a Gardnerella se proliferam, causando uma infecção genital. Esta infecção genital cursa com corrimento, que pode ser de cor cinza amarelado causando um odor muito forte, porque esta bactéria libera uma enzima que, quando colocada junto de sais básicos, solta um odor muito desagradável. O sêmen é básico e, logo após a relação sexual, o sêmen na vagina que tem uma quantidade de Gardnerella vai ter um corrimento com mau cheiro. Assim como aquele corrimento que fica na calcinha, quando passado um pouquinho de sabonete na hora de lavar, também vai exalar um mau cheiro. Às vezes, a própria paciente que está com vaginose queixa do mau cheiro, quando ela está vestindo uma roupa íntima, ou às vezes quando está com uma calça mais apertada, uma saia, ela queixa do mau cheiro.

O tratamento para vaginose bacteriana deve ser feito com o parceiro, também, apesar de não ser uma doença sexualmente transmissível. Ela pode estar presente no parceiro, e devemos fazer o tratamento do casal. Se você tiver algum tipo de corrimento com algum incômodo vaginal, pode tratar de Gardnerella. Portanto, é importante que você consulte o seu ginecologista.

No próximo vídeo, vamos falar sobre candidíase vaginal, então fiquem ligados.

Fonte: VAGINOSE BACTERIANA? VOCÊ CONHECE? – Por Dra. Ronísie Lopes por Para Elas