Pular para o conteúdo

Tudo sobre Úlcera Varicosa – Causas, Sintomas e Tratamentos (Parte 1)


Olá, bom dia! É a hora do cafezinho e vou responder a pergunta que fiz para todos ontem com relação a qual é a melhor opção para a cicatrização de uma úlcera varicosa. Cicatrizar é uma coisa, agora curar e tentar evitar que surjam novas é outra coisa, tá bem?
Primeira coisa, para cicatrizar nenhuma úlcera varicosa irá cicatrizar se houver infecção ou se a perna estiver inchada. Essa regra é básica. Então, pomadas, tensos, curativos, cremes, borra de café, tenha de aranha, qualquer coisa que se queima colocar sobre feridas ou úlceras varicosas não vão causar o seu fechamento ou cicatrização, porque a causa do problema é um pouco diferente.
A ferida em si necessita obrigatoriamente de uma limpeza que deve ser preferencialmente diária, exatamente deve ser limpa uma ou duas vezes ao dia, e pode ser simplesmente como um chuveirinho de água morna ou sabonete de bebê ou de glicerina. Que se faz espuma nas próprias mãos e com os seus dedinhos delicadamente passa por sobre a úlcera varicosa para ativar aquela espuma. Depois passa novamente a água corrente do chuveirinho, água morna depois basta enxugar local e eventualmente aplicar iodopovidona ouvidine, que é uma substância anti-séptica à base de iodo.
Só não é necessário colocar habitualmente pomadas e deve-se evitar o máximo possível. Olha, as não deve se usar pomadas como sofá ou como penicilina, pois isso pode sensibilizar o paciente e causará ele riscos de alergias depois a antibióticos quando for tomar também.
Então, vejamos, a primeira coisa que é importante que para controlar a infecção é a limpeza manual mecânica dessa ferida, às vezes uma ou duas vezes por dia. Também a primeira coisa para cicatrizar, então, limpeza.
A segunda coisa, nenhuma úlcera irá cicatrizar se a pele estiver inchada e como que a perna então irá desinchar? Tem suas duas formas, ou tem que passar o dia inteiro deitado com as pernas para cima, o que não é recomendável. A pessoa tem que se manter ativa dentro do possível para prevenir outros problemas ou utilizar uma compressão.
Então, esta é a segunda coisa importante na cicatrização, limpeza e compressão. A compressão deve ser feita com as medicinais que são obrigadas a serem aplicadas pelo médico que normalmente vão desde a zona do pé até a zona para baixo do joelho. Ela deve ter um determinado tipo de compressão e de camadas que isso é normalmente aplicado por médicos especializados nesta área.
Ou uma opção que é mais prática, então, é quando o médico prescreve um tipo de meia medicinal que é chamada de kit úlcera, que é formado por uma meia de suave compressão que é colocado diretamente da pele e eventualmente até diretamente em cima da ferida ou de um pequeno penso com uma gaze também ou um material que não seja adesivo. Pode ser apresentada uma gaze de seda e por cima desta meia de suave compressão é calculada outra meia de média compressão. Quando se coloca essas duas camadas de meias compressivas, bom, então, na zona da ferida, que geralmente na zona do tornozelo vai para 30 ou 40 milímetros de Mercúrio e esta compressão está dentro dos níveis de evidência científica que já existem publicados em consensos europeus e internacionais para tratamento de úlceras como sendo um método de tratamento preferencial para a cicatrização de úlceras varicosas.
Então veja, uma coisa é cicatrizar, que era aquilo que eu fiz o comentário, outra coisa é o que fazer para evitar que essa úlcera que cicatrizou volte a abrir novamente, o que fazer para aquela cicatriz e mais rápido. E isso daí nós vamos conversar no próximo vídeo, no próximo cafezinho, tá bom? Um abraço, tenha um bom dia.
Fonte: Úlcera Varicosa Parte 1 por Europe Vein Center Dr. Augusto Sampaio