Pular para o conteúdo

Esclerose Sistêmica Progressiva (Esclerodermia) – Conheça o Caso de Bianca

O Toque com a Bianca

Bianca tem 20 anos desde que começou a perceber uma série de sintomas e há dois anos recebeu o diagnóstico de esclerodermia, mas de esclerose sistêmica progressiva. Pois bem, essa doença cortou os principais sintomas que ela tinha, dores nos joelhos, dores nas mãos, não conseguia abrir as mãos, 10 das mãos, e se detectou engasgava. As mãos estavam roxas por causa do fenômeno de Raynaud. Basicamente, essa doença afeta a pele, deixando-a grossa e com pontos duros e por isso, seus sintomas eram graves.

Bianca consultou quatros médicos e começou a ser medicada com Micofenolato, um imunossupressor. Ela começou a tomar dois gramas de Micofenolato (no ato de Myfortic) por dia, que era uma dose muito alta. Além de não resolver os sintomas, eles só pioravam, ainda mais que com o passar do tempo, a tendência de queda de cabelo dos treinos aumentava.

Depois de enfrentar muitas dificuldades, ela procurou um quinto médico há seis meses. Eles substituíram o Micofenolato por Ciclofosfamida e Azatioprina, que são medicamentos que ajudam a firmar a circulação. Essa nova medicação houve um enfraquecimento da queda de cabelo e ela percebeu uma mudança na sua pele. Ainda assim, Bianca continuou a ter algumas feridas e a sensação de falta de ar.

Bianca consultou novamente o quinto médico que recomendou a hiperbaria, um tratamento de oxigenoterapia para melhorar a circulação. Ela começou a ter melhorias em seu processo de cicatrização e sua pele ficou mais macia. A paciência e reforço ajudaram a reduzir os sintomas. O processo de cicatrização e feridas agora é mais rápido, mesmo em dias de frio.

Bianca tem o tipo mais grave da doença, e está desenvolvendo um quadro de depressão. Ela compartilhou sua história e sua experiência com outros médicos e pacientes. Mesmo que não exista cura para essa doença, há soluções para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

Assim, ela espera ajudar outras pessoas a se sentirem melhor e ter mais qualidade de vida.

Fonte: Bianca – Esclerose Sistêmica Progressiva (Esclerodermia) por Vitamina D Medicina e Saude