Pular para o conteúdo

Tudo sobre a Síndrome do Ovário Policístico: causas, sintomas e tratamentos.


Síndrome dos Ovários Policísticos: causas, sintomas e tratamentos
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que afeta as mulheres em idade reprodutiva. Geralmente, as mulheres com SOP apresentam um elevado nível de testosterona, que pode se manifestar com pele oleosa, acne, queda de cabelo e pelos espalhados pelo corpo de forma irregular.
Neste vídeo, vamos ensinar o que comer e fazer para reverter esse problema em adolescentes. A menstruação pouco frequente ou ausente pode ser um sinal desse problema, assim como as mulheres com dificuldades de engravidar devido à menstruação escassa.
As causas mais prováveis da SOP são a resistência à insulina, o excesso de insulina circulando no sangue, histórico familiar, baixo peso ao nascer e a puberdade precoce, que é o aparecimento de pelos no início da puberdade. Os primeiros sintomas geralmente acontecem logo após a primeira menstruação, e em alguns casos, o problema só aparece durante os anos da idade reprodutiva da mulher.
Em resposta a alguma alteração hormonal, o ganho de peso também leva à resistência à insulina. A falta de menstruação por quatro meses ou mais, assim como períodos de dimensões anormais, a ação intensa e prolongada, e a calvície severa em adultos ou adolescentes também podem ser sintomas de ovário policístico.
A SOP pode levar a outras complicações, como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicerídeos elevados, níveis elevados de proteína C reativa (marcador de doença cardiovascular), síndrome metabólica, infertilidade, esteatose não alcoólica, apneia do sono, sangramento uterino anormal, câncer de endométrio e de mama por causa da exposição a altos e contínuos níveis de estrogênio, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Para reverter essa questão do ovário policístico, é necessário buscar o equilíbrio do hormônio e ter uma alimentação saudável. É fundamental ingerir mais frutas, verduras, hortaliças, grãos integrais e alimentos que têm baixo índice glicêmico, assim evitando alimentos de alto índice glicêmico.
Praticar exercício físico ajuda a diminuir a resistência à insulina, e dormir cedo é importante para combater a ansiedade e o estresse. Fazer um detox de vez em quando é muito bom, pois ajuda a obter o equilíbrio do metabolismo.
Os sete pilares da saúde, que incluem exercícios físicos, alimentação saudável, são fundamentais para ter uma vida saudável e controlar a SOP, que pode afetar a fertilidade feminina.
Se você quer saber mais sobre como ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e tratar a SOP, acesse a minha aula online gratuita sobre os Sete Pilares da Saúde, que está disponível logo abaixo.
Não deixe de se inscrever no meu canal, deixar o seu like e comentar neste vídeo!
Fonte: Síndrome do ovário policístico por Angela Xavier