Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre Lesão Medular T9 em perguntas e respostas.

Bem-vindos ao Canal Eficiente

Olá a todos, eu sou Victor e neste canal falo um pouco sobre muitas coisas, desde o começo até hoje. Provavelmente vocês já viram bastante coisa, mas no primeiro vídeo não falei abertamente algumas coisas. Este vídeo é mais para começar a falar abertamente sobre minha deficiência. Hoje fazem dois anos e um mês que sou cadeirante e desde o começo pensei, como seria viver como uma pessoa com deficiência.

Quando recebi a notícia de que não ia voltar a andar, muitos médicos, de início, não falam isso abertamente, mas demorei duas semanas até começar a entender o que estava acontecendo. Em nenhum momento tive revolta, depressão ou suicídio em mente. Eu queria saber como seria a minha vida a partir dali. Foi aí, na reabilitação que recebi a notícia de que minha lesão era completa. Foi nesse momento que pensei, “bora viver a vida, tocar essa moda e ser feliz”. Não tive dificuldade em falar abertamente sobre minha deficiência, não tenho trauma, não tenho nada disso. O preconceito começa aqui, dentro de nós mesmos.

No começo, tudo era difícil, afinal, ninguém nasce sabendo nada. A adaptação foi muito difícil, mas demorou quatro meses para que eu pudesse ser 100% independente fazendo tudo sozinho. E a vida seguiu.

Às vezes, recebo perguntas sobre a cadeira de rodas ou sobre como faço as coisas, mas cada corpo funciona de forma diferente. Posso falar tecnicamente sobre mecânica, mas não sobre medicina. É importante aceitar a realidade e tentar fazer o melhor dentro das limitações.

Quando me perguntam sobre a cadeira de rodas, muitos acham caro, mas é muito difícil colocar um preço na liberdade que ela me proporciona. A cadeira é feita sob medida para mim, e eu faço as manutenções necessárias. Nada é eterno e cabe a mim cuidar dela.

Com relação às dificuldades em relação à minha deficiência, eu faço o que consigo e ajudo no que posso. Se você quer algo, você consegue fazer. Basta ter foco e tratar como prioridade. O maior empecilho e barreira é a própria pessoa.

Enfim, é isso galera. Se gostou do vídeo, continue assistindo e se inscreva no canal. Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Fonte: Duvidas e Repostas – Lesão Medular – T9 por Canal Eficiente