Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre a tireoide: causas, sintomas e tratamentos.

Hoje vamos falar sobre a tireóide, um assunto bastante comum na medicina chinesa. A tireóide está relacionada à deficiência do Qi, deficiência do Yin e deficiência energética de um modo geral. Mas também precisamos falar sobre o fígado, pois a deficiência do fígado pode gerar aumento do Yang do fígado, calor do fígado e distúrbios da tireóide.

Lembrando que a tireóide tem muito a ver com sua localização no pescoço, que é a ligação entre a cabeça e o corpo. Tudo aquilo que pensamos e não falamos ou executamos pode levar a um hipotireoidismo, que é uma deficiência do funcionamento da tireóide. Já pessoas que aceleram demais, que não conseguem fazer nada devagar, podem levar a um esgotamento da tireóide.

Devemos lembrar que a tireóide rege o metabolismo do corpo. Ela interfere no metabolismo de vários alimentos e hormônios, ativando o corpo. Ninguém pode viver sem o hormônio da tireóide. Pessoas que exigem muito de si mesmas, achando que nunca é suficiente, tendem a ter hipotireoidismo. Isso é muito comum em mulheres na época da menopausa.

Além disso, vários fatores emocionais estão envolvidos com o mau funcionamento da tireóide, tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo. Indecisão, insegurança, dúvidas e excessos são algumas dessas questões. A tireóide é um órgão duplo e todos os órgãos duplos têm a ver com insegurança e indecisão.

No caso das tireoidites autoimunes, onde a pessoa produz anticorpos como mecanismo de defesa para proteger a tireóide, não podemos interpretar como uma destruição do corpo. Na verdade, esse anticorpo está presente na tireóide para tentar reconduzir sua função. Não há nenhuma doença autoimune punitiva.

Procurem fazer acupuntura e procurem um especialista em medicina chinesa para tratar essas questões. O resultado será bem interessante.

Fonte: Tireoide por Dra Ana Clélia Mattos