Pular para o conteúdo

Tuberculose Pulmonar tratada, mas dores nas costas persistem: Tuberculose Óssea pode ser a causa?


E aí pessoal,
O Bruno perguntou o seguinte: eu tive tuberculose pulmonar há 4 meses e terminei o tratamento, mas tem dias em que não aguento as dores nas costas, que são muito fortes. Será que estou com tuberculose óssea?
Olá Bruno, muito obrigado pela sua pergunta. Olha, pode ser que seja um resquício da cicatrização das lesões causadas no pulmão que possam estar causando essas dores nas costas. Muitas vezes, quando o paciente tem um problema no parênquima pulmonar, essa região pode também ser afetada na pleura, que é a região que causa dor no nosso organismo. As regiões que causam dor no nosso organismo são as regiões que encobrem os órgãos, ou seja, as regiões periféricas.
Jesus de Fora, as cápsulas que encobrem os órgãos têm muitas terminações nervosas para que sintamos dor ao primeiro contato de uma futura lesão. Suponhamos que a pessoa leva uma facada, ela não vai sentir dor dentro do músculo escolar, mas na parte que encobre o músculo e a pele. Se ela tiver algum problema, como levar um tiro, ela não vai sentir dor dentro do coração, mas na parte que encobre o coração. A mesma coisa acontece com os ossos, a pele, etc.
No caso da tuberculose, quando o paciente tem tuberculose, ele pode ter o parênquima pulmonar afetado, ou seja, o conteúdo interno do pulmão pode ser afetado por dentro. Ele pode se expandir e pegar a pleura, causando dor. E mesmo o paciente curado pode ter essa sensibilização da pleura e sentir dor.
Existe a possibilidade sim de você ter a doença recidivada para os seus ossos. Quando você tem tuberculose, você nunca fica curado, fica controlado. A tuberculose fica latente no organismo em gânglios nervosos da gente, podendo se manifestar em algum momento da vida. O local de predileção da tuberculose é a vértebra, mas ela pode se manifestar em outros órgãos também.
Não é necessariamente a tuberculose óssea e pode ser um problema articular ou algo que não tem nada a ver com a tuberculose. Portanto, para descobrir qual é o problema, é muito importante buscar um clínico geral e fazer o chamado diagnóstico diferencial, que ajuda a encontrar o problema com mais precisão.
Espero ter ajudado, Bruno. Obrigado pela sua pergunta e cuide-se!
Fonte: Fiz tratamento de Tuberculose Pulmonar | Sinto dores fortes nas costas | Pode ser Tuberculose Óssea? por PROJETO BRASIL SEM ALERGIA