Pular para o conteúdo

Trombose Venosa Cerebral: sintomas, causas e tratamento explicados pelo Dr Saulo Nader.

O pessoal, tudo jóia? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre trombose venosa cerebral. A trombose na cabeça não é como as pessoas costumam dizer por aí, é uma doença bastante séria. Isso porque é uma doença que, se não identificada e tratada a tempo, pode levar a pessoa a óbito. Portanto, trata-se de uma doença bastante delicada.

Mas o que é a trombose? Quando falamos em trombose na perna, trombose não-sei-onde, trombose ali, o que significa trombose? A trombose significa que uma veia entupiu. Então, em qualquer parte do seu corpo, as artérias levam o sangue para ligar aquele tecido, aquela região, aquele órgão, e as veias drenam aquele sangue. Quando a veia entope, acontece a trombose.

Então, se eu falo em trombose venosa cerebral, o que está acontecendo é que as veias que tiram o sangue do meu cérebro estão entupidas, não todas, né, uma delas, uma das veias principais dentro do meu cérebro. Isso faz com que o sangue comece a se acumular dentro da cabeça. O sangue não consegue voltar em direção ao coração e a pressão do meu cérebro começa a aumentar muito, o que é um quadro bem perigoso.

As pessoas que sofrem com trombose, o que elas sentem? Dor de cabeça, começa a ter uma dor de cabeça muito importante, muito forte, que nenhum remédio resolve. É progressiva, cada vez mais forte. Algumas pessoas podem ter perda visual, então, pelo aumento da pressão dentro da cabeça, isso começa a fazer com que a capacidade de enxergar diminua. Algumas pessoas podem ter convulsão, porque com essa trombose, com essa dificuldade do sangue retornar, às vezes trava sangue, o tecido cerebral se irrita, parte elétrica do cérebro dá uma convulsão e a pessoa pode perder a consciência, pode começar a ficar sonolenta, até desacordada. Algumas vezes, a trombose gera sintomas como se fossem de um derrame. Só pode paralisar um lado do corpo, a pessoa pode parar de sentir um lado do corpo, entortar a boca e assim por diante.

Tanto que, na classificação neurológica, na TVC, a trombose venosa cerebral até entra como um subtipo raro de AVC, só por curiosidade para vocês saberem.

Muito bem, só tendo as veias que retiram o sangue do meu cérebro entupidas, o que eu preciso fazer? E eu preciso imediatamente, o mais rápido possível, desobstruir essa veia. Eu preciso quebrar aquele coágulo que está entupi na minha veia para o sangue voltar a fluir e a pressão do meu cérebro cair. Como eu faço isso com remédios que mexem na coagulação? Então, vou começar remédio imediatamente para dissolver aquela trombose, aquele coágulo. Assim, o sangue volta a fluir normalmente e é possível salvar a vida daquela pessoa que teve trombose.

Por que a veia do cérebro entope? Por vários motivos. Então, tenho situações onde a coagulação do sangue é alterada. Isso pode facilitar a trombose de acontecer. São essas causas normalmente que a gente encontra, por exemplo, na gravidez e no pós-parto. Então, a gestante logo após a gestante ter filho, a coagulação do sangue, por questões hormonais, é alterada. É um momento de risco. Algumas pessoas que usam hormônio, então, anticoncepcional, reposição hormonal depois da menopausa, alguns hormônios, eles facilitam a coagulação, alteram e podem dar trombose. Tabagismo, então, pessoas que fumam muito, o tabagismo pode facilitar a trombose de acontecer. Doenças hematológicas, uma pessoa tem algumas doenças que atingem o sangue dela que facilitam os quadros de acontecer, isso pode leva a trombose. E doenças reumatológicas, por exemplo, lúpus, que também podem alterar a qualidade de coagulação do sangue e facilitar a trombose de acontecer.

Esta é as principais causas que a gente vê levar a um quadro de trombose venosa cerebral. Se a pessoa tem um quadro de trombose venosa cerebral, requer internação imediata, avaliação do neurologista, introdução das medicações imediatamente. Toda a investigação vai ser feita para descobrir exatamente por que a pessoa teve trombose, para não deixar no futuro acontecer de novo. E há um quadro, como fizera no começo, extremamente grave, então, é preciso agir rápido para salvar a vida daquela pessoa.

Muito bem, hoje era isso. Só queria comentar que na semana que vem tem mais um vídeo sobre as nossas especialidades. Um abraço, pessoal.

Fonte: Trombose Venosa Cerebral: sintomas, causas e tratamento. Entenda com Dr Saulo Nader por Neurologia e Psiquiatria