Pular para o conteúdo

Tratando o Ronco e a SAOS: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono


Por que é importante monitorar o sono e identificar a apneia do sono?
Você é daquelas pessoas que roncam durante a noite? Se sim, pode ser que você tenha problemas de saúde relacionados ao sono que merecem atenção. Desde inconvenientes a noites mal dormidas até doenças mais sérias, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá.
A apneia do sono é um distúrbio comum do sono que ocorre quando a pessoa para de respirar por alguns segundos durante a noite. Embora roncar seja considerado normal por muitas pessoas, quando acompanhado pela falta de ar, pode ser um sintoma da apneia do sono. Esse problema pode ser de curto, médio ou longo prazo e pode levar a complicações graves de saúde, como infarto, AVC, aumento de risco de acidentes de trânsito e diminuição da qualidade de vida.
Para identificar a apneia do sono, o principal exame utilizado é a polissonografia, um procedimento em que o paciente é monitorado durante toda a noite por equipamentos que medem desde a respiração até a atividade elétrica cerebral. A partir deste exame, é possível diagnosticar a presença ou não da síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Pessoas com mais de 60 anos e aquelas que estão acima do peso têm maior probabilidade de ter apneia do sono. Além disso, alterações na face, como o queixo para trás ou estreitamento da arcada dentária, também são fatores de risco. Nesses casos, é importante procurar a ajuda de um dentista para lidar com a questão da odontologia, pois pode ser necessário o uso de aparelhos que ampliem a passagem de ar.
Os pacientes que têm dentes muito alinhados podem jogar para fora com ajuda da ortodontia. É importante lembrar que a apneia do sono não é uma doença, é um distúrbio, e que existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Depoimentos de pessoas que passaram por tratamentos para apneia do sono indicam melhorias no sono, na concentração e até mesmo na diminuição de dores de cabeça.
Portanto, identificar a apneia do sono pode ser a chave para melhorar a saúde, o desempenho diário e bem estar em geral. Não ignore os sinais do seu corpo e procure ajuda profissional caso tenha dúvidas sobre a qualidade do seu sono.
Fonte: Como tratar o Ronco? SAOS Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono por Dr. Adriano Abreu – Dentista em Fortaleza | Lente de Contato Dental | Harmonização Facial – Fortaleza