Pular para o conteúdo

Tratando a dor de cabeça da anestesia: dicas e informações úteis.


Uma das complicações mais famosas da raquianestesia é a cefaleia pós-atraque, aquela dor de cabeça chata e super desconfortável que algumas pessoas experimentam depois de passar por essa anestesia. Normalmente, essa dor de cabeça dura no máximo de cinco a sete dias. Mas enquanto esse encontro não passa, as orientou o paciente várias coisas que agente pode tentar para amenizar essa dor.
Eu já falei em outros vídeos sobre hidratação, analgésicos, repouso no leito e outras coisas mais. Nada disso é comprovadamente eficaz para tratar essa dor de cabeça e quando nada resolve, o que eu falo com as pessoas é procurar o hospital de novo que o seu anestesista pode fazer algumas coisas a mais para poder aliviar o seu sofrimento para que ele dure menos de cinco dias.
Então hoje eu vou falar um pouquinho sobre o que com certeza estão pode fazer quando você volta pro hospital pra pedir socorro pra ele. Falando em dor de cabeça pós-operatória, uma das possibilidades de tratamento é o blood patch (Golpe de pet), que ajuda a fechar o buraco causado pela agulha na duramater.
Para tratar essa dor, é preciso fechar esse buraquinho que a minha agulha fez na minha dura máter. Para fazer isso, a gente pode usar o blood pet ou tampão sanguíneo em português. Como isso é feito? Quando o paciente volta do hospital com uma dor de cabeça incapacitante muito ruim, a gente leva essa pessoa de um novo processo cirúrgico e lá a gente vai fazer uma pele dural, mas é uma perda geral especial.
Primeiro eu vou coletar sangue da veia do meu paciente, sangue dele mesmo. A gente vai coletar em uns 10 a 15 ml de sangue enquanto uma pessoa coleta, outra vai fazendo a função pela dural nas costas do paciente. Quando a agulha da pedralva estiver no lugar de serginho, eu pego a seringa com sangue do paciente e injeto na perduração. A ideia aqui é que esse sangue preencha ali aquele espaço onde tá o furinho e o próprio sangue vai tampar que ele furo, vai coagular e fechar o buraco. Ao fechar esse buraco, para de pinda rigor e normalmente a dor de cabeça some na mesma hora.
Aquele paciente que não aguentava sentar na cama, levantar porque a dor vinha muito forte depois do gol de pet já senta, senhor já levanta sem dor. É muito interessante, é uma eficácia realmente alta naquele momento. Só que em alguns casos a dor pode voltar depois de um tempinho e o paciente pode precisar até de um segundo o blood patch para acabar de vez com a sua dor.
Como eu disse, a gente sempre faz outras coisas antes como hidratação, repouso, anti-inflamatórios, dipirona porque o blood patch é uma nova perdurar ao, é um novo procedimento e com isso não é totalmente isento de riscos. E vou colher sangue do paciente pode haver alguma contaminação. É claro que estou muito cuidado para que isso não aconteça, mas não é uma coisa totalmente simples e corriqueira de fazer. Então a gente prefere deixar o gol de pet por último porque pode ser que outras medidas mais simples que a pessoa possa fazer em casa já resolva a sua dor de cabeça.
Em resumo, pessoal, blood patch é um tratamento disponível para tratar a dor de cabeça após a raquianestesia. Não é o mais simples, não é o primeiro tratamento a ser indicado, mas em alguns casos pode sim ajudar as pessoas. Além do gol de pet, existem ainda outros tratamentos à disposição para tratar essa dor de cabeça que eu vou abordar mais pra frente em outros vídeos. Até lá e aquele abraço.
Fonte: COMO SE TRATA A DOR DE CABEÇA DA ANESTESIA?! por Quem tem medo de anestesia?!