Pular para o conteúdo

Tratamento para úlcera venosa: resultados após um mês.

Bom pessoal, aqui é o enfermeiro EdSilvacom e estou trazendo mais um vídeo para vocês. Não se esqueçam de se inscrever no canal, deixar aquele like para ajudar o canal crescer e ativar as notificações para que, sempre que postarmos um vídeo, vocês possam ser alertados para assistir.

No vídeo anterior, mostrei o pé do paciente que apresentava uma ferida. Agora, um mês depois, mostro como está a evolução do tratamento. A ferida está sequinha e não há mais nenhum sinal de infecção. Só fica uma manchinha, mas isso é normal.

Muitas pessoas perguntaram sobre o uso de alginato com hidrogel em pacientes alérgicos a essa substância. Nesses casos, é indicado lavar a ferida com água e sabão neutro e colocar uma gaze aberta sobre a ferida sem pressionar. A ferida deve estar úmida para que possa cicatrizar, por isso o uso do alginato com hidrogel é indicado, mas caso haja alergia, deve-se manter a ferida úmida com soro fisiológico e colocar uma gaze para proteger.

Existem pessoas que são alérgicas a qualquer tipo de medicamento. Nesses casos, também deve-se lavar a ferida com água e sabão e colocar sulfato de neomicina com cetoconazol e dipropionato de betametasona, que são medicamentos que contém antibiótico e substâncias cicatrizantes.

Sempre é importante lembrar que a ferida deve estar úmida para cicatrizar. Quando for fazer o curativo, coloque uma gaze aberta e deixe a ferida respirar. A gaze deve ser trocada a cada hora, no mínimo, e sempre que possível, coloque soro fisiológico para manter a ferida úmida.

Se a ferida estiver infectada, deve-se lavar com a substância indicada e, se não, deve-se manter úmida e protegida. Não arranhe a ferida e não retire a crosta que se forma ao redor dela, pois isso pode piorar a cicatrização.

Qualquer dúvida, deixe um comentário e eu responderei o mais breve possível. Obrigado por assistir e até o próximo vídeo!

Fonte: úlcera venosa após um mês de tratamento por Edi cuidados de enfermagem