Pular para o conteúdo

Tratamento para otite canina: saiba como cuidar do seu cão

Oi pessoal, hoje vamos falar sobre o Tite. Resolvi falar sobre esse tema primeiro porque é um problema muito comum e segundo porque recentemente recebi, lá no consultório, uma cachorra que é minha amiga. Cachorro é minha amiga, falando sério, ela passa na minha rua, pára na porta do meu prédio e querendo entrar lá, veio me visitar com o Tite muito severo. Então, vou falar um pouquinho sobre o que é o Tite e que qualquer cão está sujeito a isso.

O Tite é quando existe uma informação, uma infecção no conduto auditivo. Só que existem diversas causas para isso. Muitas vezes a excesso de zelo, a descamação, outras vezes bactérias, fungos e até mesmo sarna podem causar o Tite. Isso tudo quem diagnostica é o médico veterinário. Você dono não pode sair pingando remedinho porque o seu vizinho falou ou sua cunhada disse ou na pracinha alguém comentou. Quando você não trata de forma adequada, hoje cada vez mais você vai complicando o problema e muitas vezes chega a se tornar um problema cirúrgico.

Então, vamos entender um pouquinho o que é o Tite, o que causa e como deve ser tratado. O canal auditivo é o canalzinho bem estreito e escuro, e algumas raças têm ouvido meio pendular, o que favorece um ambiente ali propício para bactérias e fungos se desenvolverem. Então, a primeira coisa é tomar cuidado nos banhos. Quando for dar banho, se o animal se mexer, deve-se botar algodão dentro do ouvido de forma que não respinguem gotas d’água dentro. Ouvir que essa água vai criar um ambiente quente e úmido, que é tudo que uma bactéria que é para crescer. A segunda coisa é que você deve limpar com alguma frequência este ouvido, mas com o cuidado de, preferencialmente, no seu médico veterinário. Ele é a pessoa ideal para limpar ou mesmo te ensinar para que você faça a manutenção em casa.

Agora, chegamos à conclusão. O seu animal está forçando muito o ouvido. Como é que se sabe que ele está com o Tite? Ele coça muito, muitas vezes ele vai ficar com a cabeça de lado, gemendo se você encostar dói. Às vezes chega a ter um cheiro muito forte, até secreção. Aí você sabe que tem o Tite. Você deve imediatamente procurar seu médico veterinário. Chegando ao consultório, o médico veterinário vai coletar um pouquinho de material, mandar para o laboratório para ver que tipo de bactéria é. Muitas vezes vai usar otoscópio e ele vai ver se tem a presença de sarna, o mesmo fungo. Enfim, é muito importante que o diagnóstico seja exato, o tratamento ser o mais correto possível.

Uma das principais causas de otites crônicas recidivantes e que muitas vezes se tornam incuráveis é o proprietário querer tratar de orelhada, porque ouviu algum alguém falando alguma coisa. Vamos a isso. É bom não existe um remédio bom para o Tite, existe o tratamento adequado, um tipo de otite que o seu animal está apresentando, e isso é muito importante que seja compreendido. Quando existe o Tite causada por sarna, seu veterinário vai olhar com o telescópio, ver essa linha e já trata, já faz tratamento em uma mina. Outras vezes existem bactérias que se proliferam, seja por unidade, por água que caiu ou mesmo o excesso de reclamação. Nesse caso, existem produtos de limpeza e antibióticos específicos que podem ser de uso local e muitas vezes via oral ou até mesmo injetável. É muito importante que você siga a orientação do seu médico veterinário. Da questão Tite não se transforme uma coisa muito crônica é muito severa e acabe necessitando de uma cirurgia, que em alguns casos é a ablação no canal auditivo.

Enfim, perceber que o animal tem o Tite é muito simples e muito fácil, e na maioria das vezes os casos se agravam por culpa do proprietário. Ao primeiro sinal de otite, leve seu animal mais rápido possível prometer hinário, de forma que o tratamento seja uma coisa simples, não traumática e um animal melhore o mais rapidamente possível. Espero ter ajudado. Até a próxima.

Fonte: Otite canina, tratamento ! por Canil Mean Ber

Marcações: